terça-feira, 22 de agosto de 2017

Estratégias nutricionais para a prevenção de lesão no esporte






Exercícios físicos, especialmente os de alta intensidade e de prática extenuante, provocam um aumento na produção de radicais livres excedendo as defesas antioxidantes do organismo, o que pode causar o estresse oxidativo. E uma vez este processo instalado, o indivíduo fica mais vulnerável ao dano celular, favorecendo ao risco de lesões articulares e musculares.

As lesões musculares podem ocorrer através de variados mecanismos, tais como lesões mecânicas, distrofia muscular, toxicidades bioquímicas, doenças infecciosas e desequilíbrios nutricionais, como a redução das defesas antioxidantes e aumento da produção de compostos oxidativos. Somado à isso a repetição de movimentos exaustivos com contrações excêntricas e de grande impacto, como salto, corrida, passe, arranque deixam o atleta mais suscetíveis a lesões, que em conjunto com o desgaste articular e muscular, estas podem se tornar mais frequentes.

Os dados de prevalência e incidência de lesões esportivas na maioria das vezes são subestimadas, devido à ausência de dados. Todavia, postula-se que a lesões musculares e articulares são as mais comuns, especialmente na região dos joelhos (ligamentos) e coxas.

Estratégias nutricionais...

Diante isto, é crescente as investigações sobre estratégias nutricionais que auxiliem na prevenção de lesões em atletas, por meio da adequação do consumo alimentar e suplementação de nutrientes antioxidantes.

A vitamina E tem demonstrado resultados satisfatórios, por melhorar o desenvolvimento de condrócitos, promovendo uma proteção contra radicais livres, além de exercer ação anti-inflamatória na cartilagem articular. A suplementação da vitamina mostrou contribuir na redução dos marcadores de lesão muscular (desidrogenase láctica e creatina quinase). A vitamina C além de sua propriedade antioxidante, recicla a vitamina E, atua como precursora da síntese de colágeno e estimula a produção de uma proteoglicana presente na cartilagem, desempenhando importante efeito protetor e regenerador da cartilagem

O consumo de flavonoides também tem sido associados com a prevenção de lesões celulares, devido a eficácia em suprimir a lesão oxidativa induzida pelo exercício, controlando o sistema de defesa antioxidante. Já a ingestão de açaí, fruto rico em antocianinas, tem demonstrado reduzir o estresse muscular e melhorar a tolerância ao esforço em atletas de elite.

Ainda é necessário mais estudos relacionados ao tema, com vistas ao melhor embasamento científico para estratégias nutricionais eficientes.


Fonte: https://www.revistanutrionline.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário