terça-feira, 29 de agosto de 2017

FRUTOSE PODE CAUSAR CIRROSE?


Muitas pessoas tem comentado sobre este tema. Recentemente surgiu categoricamente que o consumo de suco de frutas poderia causar cirrose. Como base 3 artigos, sendo 2 com doses além da ingestão normal de frutose e em ratos e um que não utilizou suco de frutas, mas sim fontes industrializadas.
Vamos entender melhor? A frutose é um tipo de açúcar que pode ocorrer na sua forma livre (monossacarídeo) ou ligada a outros açúcares (dissacarídeo como a sacarose), entre as suas fontes alimentares se destaca o açúcar de mesa, mel, agave, xarope de milho e também frutas. A frutose é primariamente metabolizada no fígado sua rápida entrada no hepatócito é mediada pela GLUT 2, não havendo gasto de energia ou necessidade de insulina. No hepatócito a frutose é rapidamente fosforilada, podendo seguir caminhos distintos: Fornecendo energia (piruvato/glicose/glicogênio) ou ser reduzida até glicerol necessário para a síntese de lipídios. Alguns estudos relacionam o consumo frutose ao aumento da prevalência de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e esteatose hepática (gordura no fígado). Contudo esses efeitos ocorrem quando há um alto consumo de alimentos industrializados com xarope de milho rico em frutoses (como refrigerantes, geleias, doces, biscoitos, barras de cereais e etc). 
NÃO HÁ DADOS QUE SUSTENTEM ESSA INFORMAÇÃO UMA VEZ QUE A MAIORIA DOS ESTUDOS FORAM FEITOS EM RATOS E EM DOSES ALTÍSSIMAS..
A preocupação em relação ao consumo da frutose proveniente das frutas é infundada, sobretudo, porque a concentração de frutose nesses alimentos são baixas em comparativo as doses analisadas em estudos.
Lembre-se que os sucos de frutas, são ricos em diversas vitaminas e com diversas funções benéficas para o nosso corpo.


Publicado por: Daniel Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário