segunda-feira, 18 de setembro de 2017

BICARBONATO DE SÓDIO 





EXERCÍCIO FÍSICO
Resultado de imagem para bicarbonato de sodio e exercicio fisico


Equipe Faro (BBEL um estilo de vida)

Quando realizamos uma atividade física, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa necessidade de oxigênio, aumentamos nossa produção de gás carbônico, este gás acidifica ligeiramente o sangue. Os centros, por sua vez, enviam sinais para musculatura respiratória elevar sua atividade e, consequentemente, aumentar o aporte de oxigênio e a remoção de gás carbônico.
         A acidose metabólica está intimamente correlacionada com mecanismo de fadiga, inclusive inibição, metabólica e degradação protéica. Existem tampões naturais que diminuem a acidez sanguinea. O bicarbonato de sódio é um deles. Há bicarbonato diluído naturalmente em nosso sangue, porém sua disponibilidade é limitada. Quando fazemos exercícios muito intensos, o bicarbonato não é suficiente para tamponar todo gás carbônico produzido, e a conseqüência é a acidose e, muitas vezes, a fadiga.
         A medicina já utiliza o bicarbonato por via oral ou intravenosa em pacientes com doenças renais ou distúrbios metabólicos, porém alguns cientistas do esporte sugeriram usar o mesmo princípio ativo para verificar a possível capacidade ergogênica do mesmo.
         Alguns estudos mostraram que a administração de sódio durante o exercício produzia um atraso no ponto de compensação respiratório, ou seja, a musculatura respiratória foi requisitada mais tardiamente, contudo poucos estudos relataram o atraso na fadiga. Porém, alguns trabalhos mostraram que os indivíduos conseguiam realizar o exercício aeróbio de forma mais intensa e prolongada quando o bicarbonato era administrado.
         O problema mais relatado pela administração via oral do bicarbonato de sódio, foi o de desconforto gástrico (náuseas).
         A suplementação com o bicarbonato possui efeitos positivos no combate a alguns processos que levam a fadiga, todavia sabe-se que a fadiga é um processo complexo que envolve mecanismos psicológicos e fisiológicos, a acidose metabólica é apenas um deles.
         A literatura ainda é cuidadosa para atribuir qualquer efeito ergogênico a este sal, visto que poucos estudos verificaram o aumento de rendimento aeróbio após sua administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário