segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Aminoácidos e controle da Fadiga


A dieta adequada é aquela capaz de repor os metabólitos consumidos para a geração de energia, assim como, garantir aporte suficiente de substratos para os processos de síntese envolvidos na manutenção da estrutura corporal. Esta dieta, porém, está longe ainda da dieta ideal, aquela capaz de fornecer substratos para o desenvolvimento pleno do potencial do indivíduo, garantindo-lhe melhor desempenho físico e mental,assim como, maior resistência a infecções e doenças, e por esse motivo o muitos profissionais recomendam a suplementação. O aumento do desempenho através de modificações na dieta tem sido alvo de interesse de atletas desde os mais remotos tempos.

As proteínas, tem sido alvo de estudos principalmente em função do seu papel estrutural e, os aminoácidos, podem desempenhar outras funções de extrema importância para a prática da atividade física, relacionadas diretamente com o treinamento. Entre estas, destaca-se o controle da fadiga central, pelo mecanismo de competição entre os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e o triptofano, pelo mesmo transportados na barreira hematoencefálica; o papel dos aminoácidos como potencializadores da atividade do ciclo de Krebs, assim como, seus efeitos indiretos sobre o sistema imune, reconhecidamente um dos principais sistemas envolvidos no controle da homeostase .

Fica evidente, assim, que conhecer apropriadamente as diversas formas e implicações da manipulação dietética é, hoje, importante diferencial na “performance” de atletas, notadamente atletas de elite.

Fonte:   BASSIT .R.A ; MALVERDI, M. A ; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE TRIATLETAS , Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo. 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário