terça-feira, 17 de outubro de 2017

Colágeno, vale a pena consumir o suplemento?

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um nutracêutico seguro, cuja combinação de aminoácidos estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos.
Nutracêuticos são substâncias que podem atuar como adjuvantes na prevenção e tratamento de doenças crônicas, em especial a Osteoporose. 


O termo nutracêutico vem da combinação das palavras “nutrição” e “farmacêutica”. Corresponde ao alimento ou produto que proporcionam benefícios à saúde e por leis de definição e regulamentação são desprovidos de efeitos adversos. O colágeno hidrolisado (CH) é reconhecido como alimento seguro com efeitos adversos mínimos, cuja composição de aminoácidos apresenta níveis elevados de glicina e prolina, que, quando bem digerido, acumula-se, preferencialmente, na cartilagem.


De acordo com especialistas, embora os suplementos não tenham efeitos secundários, a ingestão de grandes quantidades não surte efeito, já que a produção do organismo é limitada. 
Nestes casos, antes de suplementar, vale investir também em alimentos ricos em colágeno, como carne, frango, peixe e legumes, especialmente as lentilhas. Quando nós consumimos esses alimentos, nosso corpo os reduz em aminoácidos menores e, em seguida, os transforma em colágeno para usá-lo na reparo do tecido danificado.
Outro detalhe muito importante: não devemos esquecer as vitaminas. Para o corpo conseguir degradar e sintetizar o colágeno necessário, as vitaminas são essenciais, especialmente a vitamina C e outros aminoácidos, como a lisina e a prolina. 
Então, para atletas que estão em período de treinamento intensivo ou lesionados, o consumo de colágeno pode ajudar – seja em forma de alimentos ou suplementos, mas na medida certa, sem exageros.


Escrito por: Anna Katina
Fonte: Revista Brasileira de Gerontol , Rio de Janeiro, 2016 - Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática.

https://www.ativo.com/nutricao/suplementos-colageno-eficaz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário