terça-feira, 17 de outubro de 2017

Energético e seus malefícios


O energético é uma bebida rica em cafeína e taurina, substâncias que possuem ação estipulante no organismo, agindo diretamente no sistema nervoso central.O uso é geralmente para dar mais energia e disposição para tarefas do dia-a-dia, e deixar a pessoa mais ativa, tirando o sono. No entanto, com o tempo o consumo da bebida passou a ser muito relacionado com festas e baladas e, consequentemente, com álcool.Ocorre que seu consumo exagerado e inadequado pode causar malefícios para a saúde, como insônia, dor de cabeça, palpitação e aumento da pressão.
Segue alguns dos malefícios do consumo de energético :
 Cafeína: Normalmente as bebidas possuem uma alta concentração de cafeína, que correspondem a quantidade maior que três xícaras de café, além da taurina. Como estas substancias afetam diretamente o sistema nervoso, levam à desidratação e perda de nutrientes solúveis em água, os quais têm efeito calmante. Dessa forma, o consumo de energético pode desencadear ansiedade crônica nos consumidores.
Açúcar: A bebida costuma ter grande quantidade de açúcar em sua composição. O consumo exagerado, sem que haja gasto calórico proporcional, pode acarretar em problemas de saúde e de obesidade. Além disso, o açúcar aumenta a glicemia e pode ser bastante prejudicial. As versões livres de açúcar contêm adoçantes, mas deve-se observar o tipo de adoçante utilizado sob pena de trocar um mal por outro. 
Mistura com álcool: Este é considerado um dos principais problemas relacionados ao consumo do energético. Estudos afirmam que a mistura do energético com álcool pode causar ainda mais efeitos colaterais no organismo.Ocorre que a cafeína potencializa a absorção do álcool pelo corpo, aumentando os riscos de intoxicação.
Energético e o coração: Recentes estudos demonstram que o coração trabalha mais ativamente do que o necessário, quando há o consumo de bebida energética. Após monitorarem corações de voluntários antes e depois de ingerirem a bebida, foi constatado que seus corações passaram para uma taxa mais elevada de contração, ou seja, os órgão estavam trabalhando mais que o habitual.
Insônia: O consumo durante o dia para manter-se acordado, pode ser um problema: é muito comum dormir mal na noite seguinte, em decorrência da insônia. Isso pode ser um ciclo vicioso, pois a pessoa tende a tomar energético novamente no outro dia, para ficar disposto de novo. E assim o consumo aumenta, elevando-se também os riscos de sofrer com os outros efeitos colaterais.
Fonte : tudoela.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário