sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Você conhece o GABA?

O ácido gama aminobutírico, popularmente conhecido como GABA, se trata de um neurotransmissor que auxilia na atividade e regulação cerebral. O aminoácido foi descoberto no final do século XIX, e sua atividade parece estar aliada a alguns mecanismos fisiológicos importantes. Estudos evidenciaram que ele pode estar diretamente relacionado com a tonificação de músculos e perda de peso. O que ocorre é que como se trata de um neurotransmissor, ele pode agir diretamente no bloqueio dos neurônios, evitando um excesso de excitação. Por isso, além do emagrecimento, pode também ser utilizado contra a ansiedade.

Para que serve o Suplemento GABA?
- Existem diversos estudos atualmente que tentam listar e definir quais são os reais efeitos do GABA no organismo. Dentre uma destas pesquisas, encontrou-se que o suplemento é capaz de aumentar em muito o hormônio do crescimento (GH), intensificando os resultados no pós-treino.
- Além disso, como se trata de um neurotransmissor, ele também possui ação no controle da ansiedade e provoca relaxamento no indivíduo. Sendo assim, apresenta uma significativa melhora de vida e autocontrole, que podem ser fatores superimportantes em uma dieta.
- Relaciona-se diretamente a perda de gordura e peso, visto que intensifica e aumenta os resultados da prática física, e ainda, reduz o estresse e a ansiedade, que levam o indivíduo a ter menos apetite e reduzir as compulsões alimentares.
- Tem também um papel importantíssimo sobre o sono: além de melhorar a qualidade de suas noites dormidas, nesse período de descanso, será possível intensificar ainda mais o crescimento muscular. Para quem não sabe, é enquanto você dorme a noite que o tal do hormônio do crescimento (GH) age! Sendo assim, quanto mais e melhor você dormir, melhor também será o resultado dos seus treinos.


Como funciona o suplemento Gaba sobre o organismo?
O GABA é sintetizado a partir da vitamina B6, e um importante neurotransmissor, como já mencionado anteriormente. Sua ação é de relaxamento sobre as fibras nervosas, visto que diminui a excitação neuronal, sendo útil no combate do estresse e tensão nervosa. O Ácido Gama Aminobutírico, ainda, controla a comunicação entre as sinapses nervosas, de modo a organizá-las, garantindo que os sinais cheguem aos lugares corretos e no tempo correto. Ele é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo, mas que em alguns casos, pode e precisa ser suplementado. A partir do momento que isso ocorre, o individuo percebe uma melhora de sinais de ansiedade, maior rendimento de exercícios físicos, e muito mais!

Quais os benefícios que o ácido gama aminobutírico irá me trazer?
O suplemento GABA poderá ser benéfico em pacientes que possuem uma deficiência do composto no organismo. Quando feita a reposição, poderão melhorar muitos aspectos fisiológicos, auxiliando o paciente em algumas questões, como:

1. Auxílio no processo do emagrecimento: Um estudo realizado nos Estados Unidos, provou que o suplemento causa modificações no metabolismo, e tem o poder de reduzir em muito o apetite. Assim, quem faz uso da substância, tem seu metabolismo mais ativo e sente menos fome.
2. Melhora na qualidade do sono: Uma das principais ações do neurotransmissor é a de provocar um relaxamento no indivíduo e reduzir a ansiedade. Sendo assim, melhorará a qualidade e quantidade de sono no paciente. Esta questão será muito aliada no processo de aumento da massa muscular: o hormônio do crescimento (GH), que provoca aumento da massa muscular, age nos músculos durante a noite após a prática de exercícios.
3. Aumento da massa muscular: O suplemento GABA tem uma ação sobre o aumento da liberação do hormônio do crescimento. Sendo assim, qualquer atividade física realizada, terá um poder surpreendente: estes níveis hormonais subirão muito, e os efeitos serão intensificados. Tem-se ainda, um aumento nas horas de sono, que permitirão maior ação do GH sobre os seus músculos.
4. Redução da ansiedade: Grande parte da população sofre atualmente com a ansiedade. Para tratar este incômodo, o GABA pode ser um aliado, visto que permite um relaxamento cerebral e melhor controle dos impulsos nervosos.

 

Efeitos colaterais do suplemento

Assim como todo e qualquer medicamento, devem ser seguidas as doses, e nunca aumentá-las sem uma recomendação prévia.

- A superdosagem do medicamento poderá causar alguns efeitos indesejáveis:
- Pode-se perder a função de controle da ansiedade;
- Provoca vermelhidão nos olhos;
- Formigamento na pele;
- Deve-se tomar cuidado também com outros efeitos que podem aparecer ao longo do tratamento:
- Possíveis problemas respiratórios;
- Convulsões.

No caso de aparecimento de qualquer sintoma, sendo estes mencionados acima ou não, procure imediatamente o seu médico. Apesar de o GABA ser benéfico na maioria dos casos, existem situações em que seu uso não é necessário, e pode ter o efeito contrário.


Por: Thayná Galvão





FONTE: http://www.treinomestre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário