sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O que comer quando se está praticando Crossfit? Descubra a dieta ideal!


Método de treinamento que mais cresce no mundo, o CrossFit também é febre nas academias de musculação do Brasil. Além de uma grande atividade física, o esporte também traz, em sua essência, um novo conceito de vida para seus praticantes, que inclui, desde mudanças de hábitos e costumes do dia a dia,  até uma intensa reeducação alimentar. Devido ao seu alto nível de desgaste, uma dieta voltada às suas demandas funcionais, através de uma nutrição equilibrada, deve estar associada à capacidade e ao interesse de cada pessoa. 


O CrossFit é uma atividade de grande carga física!?
Em linhas gerais, o CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio.

Qual é a dieta adequada para quem está praticando Crossfit?
Por ser um esporte que exige desempenho, os atletas precisam de uma alimentação adequada e completa para poder ter sucesso na atividade, evitar lesões e conseguir uma recuperação rápida e eficaz. A dieta deve consistir em alimentos ricos em carboidratos complexos e simples como (cereais, massas, legumes, raízes), proteína animal e vegetal como peixe, carne vermelha, ovo, leguminosas e vitaminas e minerais (frutas vermelhas, folhas escuras). Além disso, não podemos esquecer claro, de priorizar frutas, vegetais e especiarias, como gengibre, cúrcuma e alho, que têm alto poder antioxidante e são anti-inflamatórios que ajudam a prevenir danos musculares.

Quais alimentos são os mais indicados para comermos antes e depois dessa atividade?
Como é um esporte que gera uma acidose metabólica, os alimentos alcalinos são recomendados antes e/ou em cada sessão. Alguns exemplos são batata-doce, inhame, lentilhas, sementes, ameixas, abacaxi, brócolis, grão-de-bico e tangerina. Durante o exercício, recomena-se o gengibre em cubos pequenos com água, que ajuda nos combates à inflamação e estresse produzido no corpo. Já, após a atividade, é importante consumir carboidratos como arroz e uma porção de proteína, além de um suco rosa de romã ou beterraba, que melhora a perfusão e dá mais energia, ajudando a atividade mitocondrial.

O CrossFit é uma boa atividade para pessoas comuns (ou seja, não atletas)?
Sim. O CrossFit, mais do que um esporte, é um estilo de vida. Contudo, as pessoas que são iniciantes desta atividade física precisam tomar cuidado, principalmente com as cargas de peso, para evitar lesões e futuros problemas, por isso é importante seguir esse esporte sob orientação de um professor qualificado e também de um especialista nesse tipo de nutrição.

Alimentos indicados para quem pratica CrossFit

Alcalinos: O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um fator importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças. Destacam-se: batata-doce, inhame, lentilhas, sementes, ameixas, abacaxi, brócolis, grão-de-bico e tangerina.
Carboidratos: Os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar inúmeras funções, vitais para nos manter fortes e saudáveis. Destacam-se: cereais, massas, peixe, carne vermelha e ovo.
Frutas e vegetais: Trazem muitos benefícios para a saúde. Elas possuem nutrientes que são indispensáveis para o dia a dia, como a vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento. Além disso, elas ajudam a reduzir riscos de doenças cardiovasculares, aumentam a imunidade e fortalecem os ossos. Destacam-se: frutas vermelhas e folhas escuras.
Especiarias: Têm alto poder antioxidante e são anti-inflamatórios que ajudam a prevenir danos musculares. Destacam-se: gengibre, cúrcuma e alho.


Por: Thayná Galvão






FONTE: http://www.conquistesuavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário