quinta-feira, 16 de novembro de 2017

AGAR AGAR : Gelatina de algas, benefícios e origem




De origem asiática, o agar-agar foi consumido durante séculos como elemento  básico nas dietas tradicionais de numerosos povos.

Na indústria alimentícia o agar agar forma uma gelatina vegetal transparente, muito rica em fibra solúvel (94,8%) e minerais, ideal para espessar e gelificar alimentos sem alterar ou adicionar qualquer sabor. O seu poder de gelificação é dez vezes superior ao da gelatina de origem animal. Por ser um produto derivado de algas marinhas ( vermelhas) é muito consumido pelos adeptos vegetarianos.

Um dos benefícios do consumo de agar agar é que previne o excesso de peso já que  sua ingestão apresenta alto poder saciante além de incluir 94,8% de fibras que permitem a regulação do trato gastro intestinal e a regeneração das paredes intestinais.
Por último diminui a absorção de gorduras e colesterol.
O agar está reconhecido  pela FDA (United States of America Food and Drug Administration) como produto GRAS (Generally.Recognized as Safe).

Confira como preparar uma deliciosa gelatina de ágar – ágar.
Ingredientes
3 xícaras (500ml) de seu suco preferido, concentrado e adoçado a gosto
2 colheres de chá de ágar-ágar (4g)
Modo de preparo: Dissolva os 4g de ágar-ágar no suco (cerca de 500ml) e leve ao fogo. Sempre mexendo, ferva por cerca de 2 minutos. Retire do fogo e coloque em recipientes adequados. Espere esfriar e leve à geladeira por trinta minutos ou até que fique em consistência de corte.

Agora você já sabe: versátil, o ágar-ágar é uma ótima opção para quem deseja regular o peso, substituir a gelatina de origem animal, ou, simplesmente, ter uma alimentação mais saudável!




Escrito por: Anna Katina



Fonte: Revista  Iberagar , FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 14 – 2010

           Nutridicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário