quarta-feira, 22 de novembro de 2017

AVEIA - ALIMENTO FUNCIONAL



AVEIA
A demanda por alimentos nutritivos e seguros está crescendo mundialmente, e a ingestão de alimentos balanceados é a maneira correta de evitar ou mesmo corrigir problemas de saúde, como: obesidade, diabetes, desnutrição, cardiopatias, entre outros que têm origem, em grande parte, nos erros alimentares. 

A aveia tem recebido grande atenção por parte de médicos, nutricionistas, consumidores e entidades reguladoras devido às suas características nutricionais, e principalmente devido ao seu teor e qualidade das fibras alimentares. A aveia reduz o colesterol sangüíneo, prevenindo doenças do coração e sendo considerada alimento funcionaL. A composição química e a qualidade nutricional da aveia são relativamente altas e superiores a dos demais cereais. Estes indicadores, no entanto, variam com o local de cultivo, clima e genótipo. Em função dos maiores teores de proteínas e lipídios, a aveia tem, comparativamente, menor concentração de carboidratos.Entre os carboidratos, o maior constituinte é o amido, com concentrações entre 43,7 e 61%35,32. A fibra alimentar total de aveia varia entre 7,1 e 12,1%. Esta variação é devido aos métodos de determinação utilizados e às diferenças entre cultivares. Os componentes mais importantes da fibra alimentar são as b-glucanas, localizadas nas paredes celulares dos grãos, com maior concentração na subcamada de aleurona, na camada de aleurona e no endosperma amiláceo adjacente ao embrião. 



Fonte: GUTKOSKI.L.C, BONAMIGO.J.M.A,TEIXEIRA.D.M.F,PEDÓ.I . Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar. Ciência. Tecnologia. Alimentos., Campinas, . 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário