sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Efeitos térmicos dos alimentos e metabolismo

EFEITO TÉRMICO DOS ALIMENTOS 



Aenergia associada ao custo de digestão, absorção, transporte e armazenamento dos nutrientes contidos nos alimentos ingeridos é conhecida como efeito térmico dos alimentos. Em valores médios, estima-se que o efeito térmico dos alimentos represente por volta de 10% do gasto energético total, porém pode apresentar variações de acordo com a quantidade e a proporção dos macronutrientes dos alimentos consumidos. Estudos demonstram que o efeito termogênico das proteínas, carboidratos e das gorduras é por volta de 25%, 10% e 3 % das calorias originais provenientes de cada nutriente, respectivamente. Contudo, evidências experimentais têm apontado que a maior quantidade de energia solicitada na digestão de uma superalimentação ou na ingestão de maiores proporções de proteínas ou de carboidratos não contribui para variações significativas na termogênese induzida pela dieta.

  • Proteína e carboidratos têm um efeito térmico maior do que as gorduras, o que reforça o gasto energético diário.
  • Proteína e carboidratos dão mais saciedade do que as gorduras, o que ajuda a evitar excessos.
  • Comer proteínas e carboidratos adequados enquanto dieta para perda de gordura ajuda a preservar a massa magra, que por sua vez ajuda a manter um metabolismo saudável.


Fonte : Cerri.A.S, Martins.A.C.A,Affonso.C.V.A,Modeneze.D.M, Mantovani.E.P, Estela Marina Alves Boccaletto.E.M.A, Murer.E, Deloroso.F.T,Oliveira.G, Vilela.G.B Junior, Oliveira.J.D.F, Sonati.J.G, Massola.R.M, Panizza.M.R e Vilarta.R Alimentação Saudável, Atividade Física e Qualidade de Vida . - Campinas, IPES Editorial, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário