quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Fribomialgia e alimentação

 Fibromialgia


A síndrome de fibromialgia é definida como uma doença crônica, que possui característica evolutiva e incapacitante. Alguns pacientes apresentam severos sintomas, sendo a primeira manifestação a dor músculo-esquelética que acaba impossibilitando a realização de atividades diárias, seja no trabalho ou recreativas. É caracterizada por episódios que variam entre dores excessivas e momentos de isenção destas. O portador deve apresentar uma história de dor generalizada por pelo menos três meses em 11 a 18 pontos diferentes do corpo.
            Os sintomas associados à síndrome de fibromialgia são: fadiga, rigidez matinal generalizada, sono não reparador, dor de cabeça crônica, intestino irritável, ciclo menstrual irregular, sensações diferentes na pele (queimação, dormência, coceira, formigamento e etc.), edema, intolerâncias a exercícios, depressão e ansiedade, irritabilidade na bexiga.

            Nutrição X Fibromialgia

A nutrição é muito importante para o tratamento da fibromialgia, pois os sintomas pioram com a prática de uma alimentação não saudável. Uma dieta balanceada surte efeitos favoráveis sobre o equilíbrio do organismo e suas funções, assim como a prevenção de doenças.
            Algumas mudanças devem ser praticadas, como reduzir o consumo de açúcar e sal nos alimentos, limitar o consumo de álcool, aumentar a quantidade de fibras (frutas, legumes, verduras e cereais integrais), aumentar a ingestão de líquidos, com o objetivo de diminuir os sintomas que podem prejudicar a atividade física e aumentar a fadiga. Os objetivos de melhorar a alimentação são reduzir a fadiga, melhorar o funcionamento intestinal, aumentar a hidratação do organismo, evitar alterações na digestão e aumento de peso, que pode ser favorecido pelo uso de medicamentos, portanto é essencial que a orientação seja realizada por profissional habilitado.


            Exercícios X Fibromialgia

            Os benefícios que a atividade física proporciona atuam diretamente na melhora dos sintomas, evitando contrações dolorosas de grupos musculares, melhorando a força muscular, a disposição e a auto-estima. Além disso, favorece a coordenação motora para as atividades diárias, promove uma postura adequada, auxilia o controle de peso, da ansiedade e melhora a condição cardiovascular e a energia. Lembre-se que é importante que este acompanhamento seja feito por profissional habilitado.

Fonte: RIBEIRO, K. L.; MARINHO, I. S. F. Fibromialgia e Atividade Física. Fitness & Performance Journal, v. 4, n. 5, p. 280-287, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário