segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A diferença entre probióticos e prebióticos.



Probióticos
Os probióticos são  produtos cheios de bactérias saudáveis como os lactobacilos e  as bifidobactérias, eles favorecem o trânsito intestinal, cooperam para o aproveitamento de vitaminas e defendem a região de intrusos. Alguns iogurtes, queijos e o leite fermentado fazem parte desta classe, também é possível encontrar probióticos em forma de sachês e cápsulas. 

Os probióticos são bactérias que, em primeiro lugar, conseguem passar a barreira do estômago, que é muito ácido, e chegar ao intestino, intactas. Ao chegar lá, elas colonizam temporariamente a mucosa intestinal, e aí começam a competir com outras bactérias, inclusive os patógenos e assim reduzem o risco de ocorrência de doenças intestinais como a diarreia.

Prebióticos

Os prebióticos estimulam o crescimento das bifidobactérias e dos lactobacilos, eles facilitam a produção de substâncias capazes de aumentar a absorção de cálcio, diminuir absorção do colesterol ruim (LDL) e ajudar na manutenção da flora intestinal. 

As fibras prebióticas, além de chegarem intactas ao intestino, são aquelas que estimulam apenas a proliferação das bactérias benéficas, eles são encontrados no leite materno, em alimentos in natura como cebola, alho, banana, aveia, cevada,  entre outros.

Resumindo, os prebióticos não são alimentos que contem organismos vivos como os probióticos. Eles são um tipo de fibra dietética que promovem e estimulam o crescimento e atividade de bactérias probióticas no intestino. Ou seja, os prebióticos podem ser considerados os alimentos dos probióticos.


fonte:http://www.usp.br/forc/o-cientista-responde.php?t=Qual-a-diferenca-entre-prebiotico,-probiotico-e-simbiotico-e-quais-os-beneficios-que-podem-conferir-a-saude?&cr=95
https://saude.abril.com.br/alimentacao/probioticos-prebioticos-e-simbioticos-entenda-a-diferenca-entre-eles/

Publicado por: Maynara Moura. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário