terça-feira, 13 de março de 2018

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS (GENETICAMENTE MODIFICADOS)



BOM OU RUIM?
Os alimentos geneticamente modificados ou simplesmente transgênicos, são alimentos que tiveram seus genes modificados em laboratório (organismos geneticamente modificados – OGMs), ou seja, de forma não natural.
Essa modificação consiste em utilizar parte do código genético de outro ser vivo (animais, vegetais ou micróbios).

POR DIZEM QUE OS TRANSGÊNICOS SÃO BONS?
Os transgênicos ajudam a aumentar a produção de alimentos, através de alterações genéticas dizem que é possível fazer um alimento mais nutritivo, e que este alimento terá uma maior durabilidade durante sua estocagem.

POR DIZEM QUE OS TRANSGÊNICOS SÃO RUINS?
Devido a mutação forçada acabam potencializando reações alérgicas, uma vez que esses transgênicos não são eliminados pelo processo de seleção natural.

Os transgênicos são capazes de resistir as pragas, mas em contrapartida podem ocasionar a morte de populações benéficas ao ser humano, como por exemplo, abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas (espécies extremamente importantes para perpetuação das plantas em diversos lugares e frutos com maior qualidade nutricional e aparência).

Ainda não se pode saber ao certo quais serão os efeitos colaterais de uma ingestão prolongada deste tipo de alimento e para se ter uma opinião formada a respeito dos transgênicos é necessário estar sempre atento para novidades sobre o assunto, as novas pesquisas e estudos.

A justificativa que se usa para essa necessidade de transgenia alimentar é o aumento populacional, aumentando demanda e necessidades dessa população.
Porém a Literatura, assim como os nutricionistas reforçam que um alimento 100% natural (orgânico), sempre será melhor que um transgênico.


Por: Cristiane Vidigal

Nenhum comentário:

Postar um comentário