quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher!!



Mulher aquela que se desdobra e mil faces, cuidando de todos à sua volta e muitas vezes esquecendo de cuidar de si mesma de se priorizar. Neste dia tão especial, nosso intuito é reforçar a importância do cuidado com sua saúde!

Independentemente da idade, é importante que se tenha cuidado com a saúde, buscando sempre uma qualidade alimentar, aliada a atividades físicas. Contudo enquanto se é jovem o organismo funciona a todo vapor, mas com o passar dos anos esse funcionamento vai ficando cada vez mais preguiçoso e a atenção deve ser redobrada.

Como por exemplo a fase entre os 37 e 65 anos, conhecida como fase do climatério (do grego Klimaktér), ou seja, é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo em que há uma redução da produção hormonal (estrogênio), fazendo com que ocorra alterações físicas, metabólicas, psíquicas e sociais, não necessariamente todas juntas ou nessa ordem, podendo variar de mulher para mulher.

É uma fase que a mulher deve se cuidar mais ainda, pois uma rotina em desequilíbrio com uma dieta insuficiente, hábitos excessivos como tabagismo e consumo indiscriminado de álcool e a falta de atividade física, podem gerar um quadro obesidade, precedendo o desenvolvimento de osteoporose, ou seja, todo esse desequilíbrio pode fazer aparecer antecipadamente sintomas como calores noturnos, falta de energia, irritabilidade, depressão e ganho de peso difícil de ser revertido.

Portanto uma dieta equilibrada associada à pratica de atividade física frequente pode ajudar a amenizar esses sintomas, que dentro de uma normalidade só começam a aparecer a partir dos 50 anos. O consumo de soja, grãos como a linhaça são fontes de fitoestrogênio - que é uma fonte de hormônio vegetal, além de terem ômega 3, as frutas cítricas como laranja, acerola e limão, são fontes de vitamina C e ajudam a amenizar o calor, além das frutas ricas em antioxidantes (Manga, morango, ameixa, cereja, kiwi, etc.).

Mulher...
Que sejas sempre lembrada,
Não apenas por um dia,
Mas no dia a dia....
Que sejas festejada,
Não por convenção,
Mas pelo seu valor,
Sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
Com todo carinho,
e todo amor...

....Autor desconhecido.


Por: Cristiane Vidigal





Nenhum comentário:

Postar um comentário