segunda-feira, 9 de abril de 2018

ARATICUM???


Já ouviu falar em Araticum?

“Dependendo da região, leva o nome de pinha, ata, marolo, condessa, bruto, cabeça-de-negro, entre outros. O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.”

É uma espécie do Cerrado (Chapada dos Vedeiros), de nome cientifico Annona crassiflora, seu cultivo se dá normalmente em áreas secas e arenosas e chega a alcançar entre quatro e oito metros de altura. De crescimento lento, o Araticum costuma frutificar quando chega aos dois metros.
Pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Católica de Goiás (UCG) observaram que o araticum possui antioxidantes e ajuda na prevenção de doenças degenerativas.


Receita: Petit gateou de araticum

Ingredientes
10 gemas
5 claras
100g de farinha de trigo
250g de doce de araticum passado pela peneira
250g de manteiga








Como fazer
Passe as gemas pela peneira e junte às claras em um pirex de vidro. Mexa bem até incorporar tudo. Misture a farinha. Adicione aos ovos mexidos. Acrescente o doce e a manteiga misturados no micro-ondas. Despeje em forminhas para petit gateau, untadas e enfarinhadas. Asse por 7 minutos em forno bem quente (300°C).


Por: Cristiane Vidigal
Fonte: MEDEIROS, Rita. Gastronomia do Cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário