terça-feira, 23 de outubro de 2018

Orientações nutricionais para pacientes oncológicos



A nutrição e alimentação incorretas estão qualificadas como a segunda maior causa de câncer com prevenção, são responsáveis por 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, e quase 35% das mortes pela doença.
Pacientes com câncer, na maioria das vezes demonstram desnutrição, por conta de fatores diretamente ou indiretamente relacionados ao tumor, radiação e quimioterapia, além do isolamento social e fatores psicológicos. Pelo processo fisiopatológico da doença, pode ocorrer desnutrição energético proteica (DEP), aumentando a morbidade e mortalidade.

Estudos mostram que a desnutrição interfere no prognostico dos pacientes com câncer, e com o aumento do tempo no hospital, o risco de complicações infecciosas e mortalidade aumentam. A DEP acontece quando a ingestão de macro nutrientes é insuficiente para prover os metabólicos necessários, resultando em fraqueza, comprometimento da função imune, redução da qualidade de vida e desgastes progressivos.

Muitos estudos alertam que o índice de perda de peso tem 40 a 80% de indicador nutricional em pacientes oncológicos, principalmente quando o câncer ocorre no trato gastrointestinal. A anorexia e perda de apetite são sintomas comuns em pacientes oncológicos, que ocorrem no início da doença e está presente em 15 a 25% dos pacientes. A anorexia aparece como a principal causa de baixa ingestão alimentar, levando a inanição e desnutrição destes pacientes.
Juntamente com esta dificuldade, o tratamento pode causar náuseas, diarreia, falta de salivação, alteração no paladar e dificuldade de mastigação e digestão dos nutrientes. Para amenizar os efeitos, o cuidado com a escolha dos alimentos e na forma de realiza-los devem ser redobrados.
Realce o paladar
A modificação do paladar é uma das primeiras mudanças que o paciente em tratamento nota. A quimioterapia e radioterapia, quando são realizadas na região da cabeça e pescoço destroem células das glândulas salivares e papilas gustativas, o que diminui a salivação e a percepção dos gostos.

Para realçar o paladar, o paciente pode enxaguar a boca com água antes das refeições, caso o indivíduo não tenha feridas na boca, alimentos ácidos também podem auxiliar no paladar, assim como manjericão, orégano, hortelã e outros temperos naturais.

Procure um nutricionista
O acompanhamento com um profissional da nutrição pode evitar complicações durante o processo, como o risco de desnutrição é alto, um nutricionista é de extrema importância. Este profissional também irá auxiliar na perda de peso e também no ganho que ocorre na hormonioterapia, tratamento que eleva o apetite, ao contrário dos outros.

Considere a suplementação
O paciente com câncer tem maior consumo de energia pelo corpo, desta forma, a alimentação necessita ser mais reforçada e também vincular o uso de suplementos, desde que seja recomendado por um médico ou nutricionista, pode fazer a diferença. Os riscos nutricionais entram em uma perda de peso muito rápida, uma ingestão inadequada ou casos de tumores localizados na cavidade oral e na região abdominal.
Quando você come menos do que necessita por muito tempo, o organismo desenvolve um processo de compensação, reduzindo o gasto energético e diminuindo o apetite, é nesses casos que a suplementação pode ser eficaz, fazendo o corpo a voltar a situação normal.
Fracione bem as refeições
A recomendação de comer pouco várias vezes ao dia é muito importante para estes pacientes, isto ajuda a diminuir as náuseas e a melhora do apetite, alimentos muito quentes devem ser evitados, já que os mesmos aumentam a sensação de náusea.
Peça para que alguém cozinhe para você
Pacientes em tratamento, ficam com o estomago embrulhado só de sentir o cheiro de comida, a quimioterapia e a radioterapia deixam o olfato muito mais realçado, o que aumenta as náuseas ao sentir o cheiro da comida, por isso, é uma boa alternativa pedir para que alguém cozinhe para este paciente.

Atenção redobrada à higiene oral

A quimioterapia e a radioterapia reduzem a capacidade de regeneração das células das mucosas e deixam a cavidade oral e o trato gastrointestinal com muitas células mortas e envelhecidas, isto provoca perda de percepção do gosto dos alimentos e aumenta a sensação de náusea. Com a higiene bucal correta, o aumento de bactérias na boca, fica com menos proteção devido a diminuição da salivação, sendo que a saliva tem uma função bactericida sobre alguns micro-organismos.

Varie o cardápio
O tumor aumenta a produção de citocinas, que são substâncias que avisam ao cérebro que precisamos comer menos, para combater o tumor, o organismo também aumenta a produção de citocinas, diminuindo ainda mais o apetite.

Inclua fibras solúveis na alimentação
A diarreia durante o tratamento pode ocorrer por muitos motivos, intoxicação medicamentosa, desnutrição, morte das células do intestino, infeção intestinal e até falta de uma proteína chamada albumina no sangue, é recomendável ingerir fibras solúveis, presentes em frutas como maça, banana, e goiaba pois elas estimulam a produção de células intestinais e melhoram a imunidade do intestino.
 Fonte: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_56/v03/pdf/05_artigo_atividade_fisica_qualidade_vida_pacientes_oncologicos_durante_periodo_tratamento_quimioterapico.pdf. Acessado em 23/10/2018 ás 14:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário