segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Papel da atividade física na depressão





A depressão é uma das patologias que mais afeta e incapacita a população de todas as idades e diferentes estilos de vida. Uma em quatro mulheres e m em cada dez homens podem vir a apresentar crises depressivas durante a vida, desde a juventude até a terceira idade. Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde, é estimado que mais trezentos milhões de pessoas sofram com depressão.

Este transtorno apresenta-se por uma alteração psíquica e orgânica, com alterações na forma de valorizar e perceber a realidade e a vida. Uma pessoa deprimida sente falta de vitalidade que pode estar acompanhada de sentimentos de tristeza, sentimentos de culpa, falta de confiança, pessimismo e descrença. Estes sintomas interferem na capacidade do individuo de realizar tarefas simples em seu dia a dia, por isto, ela está relacionada à queda de produtividade e ao aparecimento de outras enfermidades. Atualmente, o índice de pessoas com diagnostico de depressão vem aumentando, por isso, é necessário entender como tratar e vencer a depressão.
Uma das atividades que auxiliam na melhora do humor e sentimento de tristeza está a pratica diária de exercícios físicos, além de prevenir transtornos mentais, os exercícios aeróbicos, auxiliam na redução de sintomas depressivos.

Estudos revelam que caminhadas e corridas algumas vezes na semana são importantes e fazem parte do tratamento, isto ocorre, pois a atividade física aumenta os níveis de endorfina no organismo e, ao ser liberado, o hormônio estimula a sensação de bem estar, conforto, bom humor e alegria. Além disso, algumas pesquisas sugerem que os exercícios funcionariam da mesma forma que alguns medicamentos, alterando a química do cérebro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário