sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pirâmide da Atividade Física



Uma vida saudável inclui, além de hábitos alimentares saudáveis, existe também a realização de atividade física, juntas elas formam um equilíbrio energético, que é a relação entre a energia consumida e a energia gasta com exercícios físicos. Atualmente, nosso estilo de vida habitual tem cada vez mais menos gasto energético, por conta da tecnologia que levam a hábitos de vida sedentários.

Inspirada na pirâmide alimentar foi criada a pirâmide da atividade física, ela é baseada nos Guias de Atividade Física, desenvolvidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.  
Primeiro andar da pirâmide – Atividades diária

Na base da pirâmide, encontramos as atividades físicas, elas são ações que você executa de forma natural durante seu dia a dia sem imaginar que são benéficas para sua saúde, são elas: caminhar, subir escadas, fazer faxina, lavar um carro, lavar louça, etc.
Com poucas alterações na sua rotina diária, você já pode estar na base da pirâmide, subir as escadas ao invés de pegar um elevador, ir a padaria ou ao supermercado a pé, ou até mesmo levar o cachorro para passear, são simples mudanças que podem trazer muitos benefícios na sua vida.
Segundo andar da pirâmide – Atividades de lazer e exercícios aeróbicos

Subindo na pirâmide chegamos à segunda parte, nela nós encontramos as atividades que precisam ser realizadas 3 a 5 vezes por semana. Estas atividades são classificadas como recreativas e a sua duração deve ser entre 30 e 50 minutos diários.
Aqui temos modalidades esportivas, ou seja, praticar vôlei, futebol, basquete, dança, artes marciais ou tênis. Você também pode focar nas atividades aeróbicas como: Natação, pedalada e corrida.
Terceiro andar da pirâmide – Treinos de flexibilidade e força

Chegamos agora na terceira parte da pirâmide, nelas estão os exercícios de definição, ou seja, são as atividades que trabalham a força como, por exemplo, musculação, flexões e abdominais. E também estão os exercícios que trabalham a flexibilidade, por exemplo: alongamentos, ioga e ginástica. O indicado é que a pessoa trabalhe as atividades deste grupo 2 ou 3 vezes por semana.
Quarto andar da pirâmide – Inatividade

Chegando ao pico da pirâmide encontramos a parte mais crucial, no alto não está o melhor, mas sim o que você deve ser evitado ou fazer o menor tempo possível. Os especialistas indicam que quanto menor for o tempo em frente à TV, jogando vídeo game ou usando o computador, menores serão os riscos para sua saúde.
Para te ajudar a passar menos tempo nestas condições, o melhor a se  fazer é planejar atividades para o dia e ocupar o seu tempo com ações fisicamente ativas. Quando a pessoa não tem ocupações, fatalmente ela cairá no grupo do pico da pirâmide.
Tudo que você puder fazer para gerar uma saúde melhor deve ser feito. Diversos estudos mostram que ao ligar uma alimentação balanceada com uma prática regular de exercícios físico, você tem os dois fundamentais elementos de prevenção de doenças crônicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário