quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Vitamina D em praticantes de atividade física




Sabemos que a vitamina D é de extrema importância para absorção do cálcio pelos ossos, hoje em dia, podemos notar que ela está crescendo cada vez mais na rotina de quem faz atividades físicas, isto pois ela é capaz de trazer muitos benefícios para o ganho de massa muscular.
Conciliando a atividade física com uma alimentação equilibrada, compreendendo o papel das vitaminas e sua importância pode trazer ao seu treino o atingimento de metas muito mais facilmente, evitando o desgaste durante e após a atividade.
A vitamina D fortifica os ossos, dando muito mais resistência a eles, também atua de maneira positiva na produção de testosterona.
Pesquisas podem comprovar que quanto melhor as quantidades de vitamina D no organismo, maior será a quantidade de testosterona livre no corpo. Pessoas que tenham um suporte adequado de vitamina D ganham massa muscular e reduzem seu percentual de gordura, levando em consideração que a testosterona é responsável pelo crescimento muscular.
Além de aumentar a potência dos seus músculos, a vitamina D reduz as inflamações e a chance de lesões causadas pela fadiga muscular, também melhora o sistema imunológico, trazendo mais disposição para a realização da atividade.

Qual a melhor forma de obter vitamina D?

As necessidades de vitaminas devem ser orientadas por um nutricionista através de um atendimento individualizado, entretanto, a forma mais natural de obter a vitamina D3, forma ativa da vitamina D, é através da luz solar e dos alimentos. É possível encontrar a vitamina D em alimentos como: peixes, leite, ovos, fígado de galinha, fígado de boi, manteiga, iogurte, entre outros.

O que a deficiência desta vitamina pode causar?

Redução da massa muscular, fraqueza muscular na realização dos exercícios, maior propensão a doenças musculares, atrofias das fibras musculares do tipo II, que são as utilizadas nos exercícios intensos são alguns sintomas que a deficiência da vitamina D pode gerar.
O quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão diária de 200UI para adultos até 50 anos, a quantidade é aumentada após esta faixa etária para 4000UI. Para praticantes de atividade física a recomendação diária é de 800UI em combinação com o cálcio. Porém, nem sempre é possível conseguir a quantidade adequada através da alimentação, e é aí que entra a suplementação que contem grandes quantidades da vitamina e reforça a importância da vitamina D para o treino em sua formulação. O consumo deve ser orientado por um nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário