sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Dieta Mediterrânea


A dieta mediterrânea é baseada em uma alimentação com base na população dos países que são banhados pela região do mar, como Itália, Grécia, Espanha e Líbano. Apesar de muitos diferentes em questões culturais, estas regiões partilham características em comum, como temperatura, solo e clima, que beneficiam o plantio e a colheita dos alimentos.
Ela é diferenciada por ser rica em frutas, vegetais, cereais integrais e ter uma proporção elevada de “gorduras boas”, o que melhora o perfil lipídico e diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Ela defende a troca de gorduras ruins por gorduras boas, que são provenientes do azeite de oliva, castanhas e peixes. Está dieta também consiste no baixo ou nenhum consumo de alimentos industrializados.
A ingestão de alimentos in natura e frescos também são visados nesta dieta. Derivados do leite contribuem para essa dieta, sempre priorizando as opções magras. Carnes vermelhas e o frango devem ser consumidos raramente, sendo trocados pelos peixes.
O consumo moderado de vinho também está liberado de vez em quando, mas sem exageros. O vinho contém resveratrol e polifenóis, antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelo excesso de radicais livres. A recomendação é de uma taça por dia, acompanhando as refeições, desde que não haja nenhum problema de saúde.
Com estilo alimentar, 30% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e doenças do coração podem ser evitadas. Isso ocorre por conta da substituição de gorduras e dos alimentos antioxidantes constituintes da dieta. Além da melhora da qualidade de vida, esta dieta também está associada à longevidade, reduzindo também o risco de doenças metabólicas e diabetes.


A dieta mediterrânea não é somente uma dieta de perda de peso, sendo um estilo de vida. Seus principais benefícios para saúde são:

·         Menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas;
·         Protege o corpo da aterosclerose e da trombose;
·         É uma versão mais econômica;
·         Tem mais nutrientes do que os alimentos industrializados, fornecendo mais nutrientes ao corpo;
·         Ajuda a variar mais a alimentação, sendo bom para o paladar das crianças, fazendo com que seja mais fácil que elas comam legumes, verduras e saladas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário