quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O que são alimentos probióticos?




Probiótico vem do grego e significa “pró-vida”, significa também o contrário de antibiótico. São organismos vivos que quando consumidos exercem efeito benéfico no equilíbrio da flora bacteriana intestinal.
Vários micro organismos são reconhecidos como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus.
Os alimentos probióticos exercem as seguintes funções no organismo:
  • Previnem e tratam de todos os distúrbios listados na figura acima;
  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissor;
  • Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais;
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição;
  • Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos;
  • Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

Como micro organismos, eles são sensíveis a mudanças de temperatura e tem pouco tempo de vida, por isso devem ser mantidos refrigerados. Ao serem, consumidos junto com alimentos, eles vão para o intestino e se instalam a flora existente, auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes.

Os probióticos podem ser componentes de:
1) Alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes,
2) Alimentos fermentados de forma caseira como as coalhadas, queijos, bebidas frutais, picles e o kefir,
3) Podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.
Importante ressaltar que, no caso de grandes colapsos de saúde, os leites fermentados são o principal
Além do consumo de probióticos de bons fornecedores, é preciso manter uma rotina de ingestão diária para que os efeitos desejados aconteçam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário