terça-feira, 13 de novembro de 2018

Dores musculares na atividade física



Quando realizamos exercícios de alta intensidade, causamos pequenas lesões nas membranas musculares. Essas lesões podem romper as paredes celulares causando o vazamento do citoplasma para o meio extracelular. Desta forma, quando fazemos um treinamento de alta intensidade e há um grande número de lesões nas paredes musculares, o citoplasma extravasa para fora da célula aumentando a quantidade de liquido entre as células, com a pratica do exercício o aumento do fluxo sanguíneo aumente no local e o meio intracelular continua aumentando de volume por conta do vazamento. O aumento do músculo interno faz que todo músculo cresça a ponto de ficar exprimido, causando a conhecida dor.
Além da dor do movimento, outros sintomas estão presentes: perda de mobilidade, dor à apalpação e espasmos musculares. Também ocorre déficit na produção de força, que surge imediatamente após o exercício e geralmente desaparece em 48 horas.
Para recuperação, descansar cai bem. Porém, algumas dicas também auxiliam, como compressas de gelo, em alguns casos, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Massagem também pode ser realizada como exercícios de curta duração de baixa intensidade, eles auxiliam na vascularização do músculo e ajuda na drenagem dos mediadores inflamatórios.
DICAS PARA PREVENÇÃO:
Respeite seus limites – Não vá com muita sede ao pote no início e/ou retorno às atividades.
Procure um educador físico – É essencial para planejamento inicial dos exercícios.
Inicie os movimentos – Foque em pouca amplitude, cargas e repetições.
Descanso – Respeite os períodos de descanso e recupere bem o seu organismo.
Coma de maneira correta – Assim terá energia suficiente para sua execução e recuperação
Fonte: http://movite.com.br/uploads/artigos/6_22052014161420.pdf  acessado em 13/11/2018 ás 17:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário