segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

10 de Fevereiro - Dia Mundial do Feijão

UMA COMBINAÇÃO QUE É A CARA DO BRASIL!

      Ontem, dia 10 de fevereiro, foi comemorado o dia mundial do Feijão. A data foi escolhida pela ONU, após as grandes campanhas realizadas pela FAO em 2016 para conscientização dos benefícios do consumo de leguminosas (tecnicamente, tipo de fruto em forma de vagem). Neste sentido, a clássica combinação brasileira trás uma série de benefícios à saúde!
      Pensando nesta combinação que é a cara do Brasil, dois cientistas de alimentos fizeram uma homenagem para o dia em destaque.



MAS VOCÊ SABE POR QUE ESSA COMBINAÇÃO É TÃO PERFEITA E IMPORTANTE ASSIM?

      Arroz e feijão é a base da alimentação do brasileiro. Como nosso país é grande, temos muitas comidas típicas, mas o arroz e feijão é popular no Brasil inteiro. Você pode viajar para qualquer região que encontrará o tradicional arroz com feijão. O feijão pode até mudar, ser preto, manteiga, branco, mulatinho, carioquinha, etc. mas você vai conseguir comer um feijãozinho com arroz.
       Por ser uma combinação tradicional, bem caseira e popular, muita gente atribui ao feijão com arroz um status, digamos, menos nobre. Muitos também culpam o feijão com arroz pelos quilinhos a mais: “preciso parar de comer feijão com arroz para emagrecer… 
         Tudo mentira! O feijão com arroz é importantíssimo do ponto de vista nutricional e apesar do que muitos teimam em afirmar, a combinação não engorda. Muito pelo contrário, é uma combinação riquíssima em nutrientes essenciais para nosso organismo, e o mais importante, um completa o outro. Ou seja, é melhor comer arroz com feijão do que apenas um ou outro.
O Arroz
      O arroz possui o aminoácido METIONINA em grande quantidade, além de ser rico em fibras e em vitaminas do complexo B.
  • B1: Ajuda no funcionamento do sistema nervoso e muscular, além de ajudar no funcionamento do coração;
  • B2: Bom para as células nervosas e olhos. Ajuda o organismo a metabolizar proteínas, carboidratos e gorduras;
  • B3: Mantém a pele saudável e ajuda no funcionamento do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Pra completar ajuda a reduzir o colesterol;
       A metionina é um aminoácido fundamental para nosso organismo, pois ajuda a preservar a função hepática e a processar gorduras . Segundo a Embrapa, os aminoácidos encontrados no arroz são mais nutritivos que os encontrados em outros cereais, como trigo e milho. Além disso o arroz concentra menos de 1% de gordura.
O Feijão
      O feijão mais consumido no Brasil é o carioca, um feijão castanho claro que é cheio de pequenas listras marrons (por lembrar o calçadão de Copacabana, levou esse nome). O feijão carioca é o mais consumido, com o preto ficando em segundo lugar. O restante dos tipos de feijão só é consumido por cerca de 10% dos brasileiros. 
     Assim como o arroz, o feijão também é fonte de vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3. Além dessas, ele ainda conta com a B9, que ajuda no funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Na lista de sais minerais o feijão também faz bonito: ferro, cobre, magnésio, zinco, fósforo, cobre, cálcio e potássio. Pra completar, o feijão ainda é rico em um aminoácido que é essencial parar nosso organismo, a LISINA. Como o organismo não produz a lisina, o feijão é uma ótima fonte. A lisina ajuda no crescimento de crianças e adolescentes e na restauração de tecidos.
A Combinação
     Comer feijão com arroz vai trazer mais benefícios para seu organismo do que comer apenas arroz, ou apenas feijão. Isso acontece porque o organismo não consegue digerir todas as proteínas que o feijão tem se o comermos isoladamente. Mas, basta misturar o feijão com o arroz (ou outro cereal) que o organismo consegue digerir e absorver as proteínas e vitaminas. O que falta em um, o outro completa. O arroz, por exemplo, é pobre em lisina, mas o feijão tem o aminoácido em abundância. Já o feijão é pobre em metionina, um aminoácido encontrado de sobra no arroz. 
      O Ministério da Saúde, através de um Guia Alimentar, diz que o feijão com arroz pode fazer parte da nossa alimentação diária. Nutricionistas só alertam para a quantidade de feijão com arroz que devemos comer. Se exagerar no prato, claro que os benefícios acabam se transformando em quilinhos a mais. Exagero nunca é bom em nenhum caso, por isso a proporção ideal é uma porção de feijão para duas de arroz.
      Um prato que pode se tornar um inimigo na hora da dieta é a nossa tradicional feijoada. O problema não é o feijão, mas a quantidade de carnes gordurosas que ele leva, como toucinho, linguiça, carne seca, lombo, costela, sem falar da orelha, rabo e pé do porco. Isso dá uma quantidade de gordura enorme que vai se sobrepor aos nutrientes do feijão preto com arroz. O ideal é tentar fazer uma “feijoada light”, com carne seca magra e sem as carnes do porco. 
     Comer diariamente essa combinação de arroz com feijão vai nutrir seu organismo e ajudá-lo a prevenir doenças, como câncer, problemas cardiovasculares, entre outros. Além disso a combinação ajuda a controlar a diabetes e ainda ajuda o intestino a funcionar melhor, por conta do alto teor de fibras. No caso da diabetes, o arroz separadamente pode aumentar os índices glicêmicos, mas o feijão controla esse efeito. Por isso o equilíbrio entre arroz e feijão é indispensável.
REFERENCIAS:
  1. Publicação da Página - Ciências dos Alimentos - USP
  2. Guia de Nutrição - Arroz e Feijão - A Combinação Perfeita
  3. BASSINELLO, P. Z.;CASTRO, E.M.; Arroz como alimento. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 25, n. 222, p. 101-108, 2004.
  4. VANNUCCHI, H. CUNHA, S.F.C.; Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B: Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Biotina e Ácido Pantotênico Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição ILSI Brasil Jul. 2009.
______________________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário