segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019


Flúor
Ocorrência
O esqueleto de um homem de média estatura contém cerca de 2,6 g de flúor. O esmalte do dente apresenta elevada concentração deste mineral.
Funções metabólicas básicas
- Os cristais de hidroxiapatita nos ossos são mais fortes e mais estáveis na presença de adequados teores de flúor.
- Verificou-se o aumento da fixação de cálcio e a diminuição da desmineralização óssea em pacientes com osteoporose que receberam sais de flúor.
- O fluoreto é depositado nos ossos e dentes na forma de fluorapatita, que confere rigidez e resistência a estas estruturas.
- O flúor é necessário ao desenvolvimento animal. Ratos em estado de carência de flúor revelaram notáveis progressos no crescimento depois que passaram a ingerir quantidade moderada de flúor.
Carência X Excesso
Os sinais e os sintomas de carência de flúor são similares aos da ingestão excessiva. A carência de flúor geralmente ocorre em regiões onde a água de consumo é pobre neste mineral, tornando as pessoas mais suscetíveis à cárie dentária. Ao contrário, quando a concentração de flúor na água potável é excessiva, ultrapassando 1,5 ppm (partes por milhão), podem surgir sintomas de intoxicação, que requerem anos para se manifestar.
No Oeste dos Estados Unidos, em certas regiões do Texas, a água às vezes contém 10 a 45 ppm de fluoreto, o que acarreta fluorose dentária endêmica, condição caracterizada por manchas escuras no esmalte do dente.
Como se pode notar, o ideal seria manter cuidadosamente o equilíbrio da concentração de flúor na água potável. A quantidade de um miligrama de flúor por litro de água parece ideal.
Quando a água fornece teores adequados de flúor, ocorre diminuição da incidência de cáries dentárias, como não poucas vezes já foi constatado. A incidência de osteoporose na mulher e a calcificação da aorta no homem parecem ser também prevenidas pela presença de flúor na água.
Fontes alimentares de flúor
A melhor fonte de flúor para o organismo é indiscutivelmente a água de consumo. O teor de flúor nos alimentos varia em função da concentração do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário