quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Sou intolerante à lactose e agora?



Primeiramente o que é lactose?
É um açúcar formado por duas moléculas: glicose e galactose. Ela pode ser encontrada no leite e seus derivados como iogurtes e queijos.

Como o corpo transforma e utiliza a lactose?
Para ela ser corretamente  digerida e absorvida, nosso corpo precisa produzir a enzima chamada LACTASE, que funciona como um martelo que quebra e divide esse açúcar em partes menores possibilitando uma boa absorção para ser usada como fonte de energia.


O que acontece na intolerância?
Indivíduos intolerantes à lactose NÃO produzem a enzima lactase ou produzem em BAIXAS QUANTIDADES impossibilitando na quebra e consequentemente a absorção. Sem a quebra desse açúcar ocorre a fermentação por bactérias naturalmente presentes no intestino, levando à produção de gases e outras substâncias que causam  o mal-estar típico da intolerância: sensação de estufamento, gases dor abdominal e diarreia.

Solução
No mercado está disponível produtos nas versões sem lactose e também comprimidos da enzima lactase podem ser encontrados em farmácias ou manipulados, consulte um nutricionista para saber qual a melhor opção para você.

A importância de consumir lácteos
Leite e seus derivados, além de serem saborosos, são alimentos nutritivos e fornecem cálcio( importante para a saúde óssea e contração muscular), proteínas( importante para a manutenção dos tecidos, sistema imunológico, além de ajudarem na sensação de saciedade) e diversas vitaminas.

Fique de olho no RÓTULO
Em 2016 a ANVISA estabeleceu que produtos que contém lactose deverão ter uma indicação em seu rótulo. Alimentos modificados para se tornarem sem ou com teor de lactose reduzido, deveram ter indicado, na tabela nutricional, a quantidade presente no produto.

ATENÇÃO: intolerância à lactose não é a mesma coisa que alergia a proteína do leite de vaca( reação do sistema imunológico a proteína do leite. Indivíduos alérgicos precisam retirar da dieta totalmente leite e seus derivados.

Bibliografia: Benjamin M, Pohl D.,Fruhauf H, Fried M, Vavricka SR, Fox M. Lactose malabsorption and intolerance, pathogenesis, diagnosis and treatment. United european Gastroenterology journal 2013 1(3) 151-159; Heaney RP. Dairy Intake, Dietary Adequacy, and Lactose Intolerance. Adv. Nutri. 2013.4:150-156; Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição(SBAN) A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. 2015; Agência Nacional de Vigilância Sanitária(BRASIL). Lei nº13.305, de 4 de julho de 2016. Normas básicas sobre alimentos. Diário Oficial da União - Seção 1-5/7/2016, Página 1. 



POSTADO POR: Rogério Santiago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário