sábado, 11 de maio de 2019

Maca Peruana


MACA PERUANA - JÁ OUVIU FALAR?


Maca é uma planta cultivada nas montanhas do Peru, é da família do rabanete. Os benefícios da maca têm sido valorizados especialmente nos últimos anos. Uma grande dúvida é: Maca Peruana para que serve? Para os praticantes de atividade física a maca peruana é interessante, pois pode promover aumento de energia e resistência no exercício.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL MACA PERUANA

O pó, extraído da raiz da maca, contém 18% de proteína, 76,5% de carboidratos, 5% de gordura e 8,5% de fibras. Esses valores podem mudar, dependendo cultura e qualidade de maca. Em sua composição, a maca também é rica em vitaminas B1, B2, C e E. É uma fonte completa de minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre zinco, manganês, fósforo, selênio e ferro. Por conta de sua composição rica, apresenta um papel antioxidante no organismo, prevenindo diversas doenças.

MACA PERUANA PARA QUE SERVE?

Para as mulheres pode trazer benefícios aliviando sintomas da TPM e na menopausa, pois ela proporciona um equilíbrio hormonal. Além disso, por conta da sua ação hormonal, pode auxiliar na saúde sexual, aumentando libido. Para os homens, também pode melhorar o apetite sexual, dependendo da espécie, a maca pode aumentar a testosterona. Este aumento da testosterona nos homens também auxilia no desempenho esportivo, pois este hormônio ajuda no ganho de massa muscular.

RESTRIÇÕES DO USO DE MACA PERUANA

Pessoas que fazem tratamento medicamentoso hormonal devem tomar cuidado com o consumo e seguir recomendações do seu médico.


Referências
  1. Carvalho, TAINÁ - Nutricionista Esportiva - Site Profissional (Nutrição Esportiva)
____________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário