sábado, 11 de maio de 2019

O Comer "Perigoso"


O COMER "PERIGOSO"

Por conta da correria do dia a dia e da praticidade, alguns alimentos acabam sendo incluídos no cardápio de forma crônica, e as pessoas se esquecem de avaliar se isso vai trazer prejuízos para a sua saúde ou não. Diante dessa realidade que é muitas vezes vista como “normal” e com uma naturalidade incomum, resolvi separar alguns alimentos mundialmente consumidos de forma irregular pelas pessoas, e que por muitas vezes são marcadores importantes para detectar a presença de certas patologias e irregularidades nutricionais.

Confira alguns alimentos ou ingredientes, que em longo prazo podem causar diversos problemas para sua saúde, e fique atento na hora de escolher. Sempre dê preferência para alimentos mais naturais, e que não passaram por processo industrial. Seu corpo vai agradecer, e sua saúde mais ainda.

SAL (EXCESSO) – Presente na maior parte dos produtos industrializados, como macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, peito de peru), azeitona, caldos de carne. O excesso de sódio da alimentação é responsável por uma série de problemas de saúde como: retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, como o cálcio, cefaleias, comprometimento na eliminação de toxinas, problemas de visão, disfunção renal, hiperatividade alteração de pressão arterial com consequente aumento da pressão, doenças cardiovasculares.

REFRIGERANTE – Uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açúcar. Além disso, tem grande quantidade de sódio, corantes alimentares artificiais, sulfitos e cafeína. O refrigerante tem um resíduo ácido que acidifica o ph sanguíneo, sendo necessário cerca de 35 copos de água para neutralizar essa acidez. O consumo de refrigerante está associado a osteopenia, osteoporose, cáries dentárias e problemas cardiovasculares. A versão light, zero ou diet tem todos esses problemas e mais, pois o adoçante utilizado é o aspartame.

ASPARTAME (ADOÇANTE) – Maioria dos produtos diet. É um dos adoçantes mais populares e mais utilizados pela população. Está presente em 70% dos produtos diet e light. Estudos mostraram que o consumo aspartame, a longo prazo, está relacionado com uma série de desordens neurológicas. Estudos mostraram que o consumo de aspartame a longo prazo é capaz de causar quadros de ansiedade, de compulsão alimentar, ansiedade pelo açúcar, tumores cerebrais, depressão, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, hiperatividade, insônia, dores nas articulações, dificuldades de aprendizagem, TPM. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia e esclerose múltipla. Além disso, estudos mostraram que ao invés de ajudar no emagrecimento, ele causa desordens no organismo que culminam com o aumento do peso.

AÇÚCAR – O consumo excessivo de açúcar está relacionado com o diabetes, hipertrigliceridemia, aumento de peso e câncer.

SUCOS INSTANTÂNEOS (EM PÓ) - Além de não oferecer nenhum benefício pra saúde, esses suquinhos são químicos puros. São apenas corantes e açúcar ou adoçante. Os corantes são substâncias estranhas ao nosso organismo e podem causar desde reações alérgicas a uma série de outras complicações como hiperatividade. Alguns corantes que ainda são utilizados no Brasil, já foram proibidos em vários países da Europa pelos seus efeitos maléficos a saúde, como é o caso da tartrazina (corante de cor amarela). Além disso, já vimos o que pode acontecer com o consumo excessivo de açúcar e adoçante.

FARINHAS BRANCAS – Que estão presentes em pães, bolos, tortas, salgados. Fonte de carboidrato simples, e isento de fibras e nutrientes. O consumo aumentado de carboidrato simples está relacionado com o aumento dos níveis de triglicérides, glicose (“açúcar no sangue”), e aumento de peso. O ideal é substituir a maior parte ou toda a ingestão de carboidratos da dieta pela versão integral.

CARNES PROCESSADAS (SALSICHA) – Possuem uma quantidade altíssima de sódio e gorduras saturadas, além de não oferecer nenhum nutriente que seja benéfico para o organismo. Seu consumo está relacionado com o aumento da pressão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.

BOLACHA RECHEADA – Ricas em gordura, sódio e açúcar. Um pacote de bolacha recheada tem em média 1000 calorias. Por ser um produto industrializado, não oferece nenhum benefício para a saúde, já que não tem nenhum nutriente.

SALGADINHOS (DE MILHO, BATATA) – Ricos em carboidratos simples, sódio e gorduras. Nesse estágio a gordura já está oxidada (ou “rançosa”) o que está diretamente relacionado com processos inflamatórios no organismo; além de todos os outros problemas relacionados com o consumo de carboidratos simples e sódio.


FRITURAS (BATATA FRITA, PASTEL) – O aumento da temperatura na qual o óleo vegetal é submetido para a fritura faz com que este sofra uma alteração, deixando de ser insaturado, se tornando em saturado e trans, que em excesso está relacionada com aumento dos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, aumento do peso. Além disso, na fritura pode ser formada uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.

Referências
  1. Blog: NCNutre - Beleza de Dentro pra Fora - Alimentação Perigosa
____________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário