sexta-feira, 24 de maio de 2019

O efeito da canela no controle da Glicemia


Resultado de imagem para canela e diabetes

A canela é uma casca proveniente de uma árvore tropical da família Lauracae, do gênero Cinnamomum; presente em climas tropicais, quentes, úmidos e de baixa altitude. É conhecida como uma especiaria, há muito tempo presente em carnes, doces e bebidas. Também presente na medicina popular, é usada para combater dores de dente, halitoses e problemas digestivos. Possui quantidades significativas de vitaminas C, K, E, A e do complexo B; além dos minerais cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.  Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-reumáticas, através dos seus componentes bioativos presentes como as cumarinas, cinamaldeido, ácido cinâmico, antocianinas, procianidina e proantocianidinas Mas o foco dos estudos atuais na planta está sobre suas propriedades hipoglicemiantes.
Pesquisas apontam que essas propriedades provém das proantocianidinas (ou taninos condensados) e polifenóis presentes na canela. Teoriza-se que os polifenóis desempenham papel semelhante à insulina no organismo, e estão presentes em diversas espécies da família Lauracae.  Outro mecanismo proposto para os polifenóis é a inibição da síntese da α-amilase pancreática, diminuído a absorção da glicose no trato intestinal e consequentemente diminuído a glicemia sanguínea. As proantocianidinas, por sua vez, supostamente atuam no tratamento da diabetes tipo 2 sendo reguladoras da glicose através do estímulo para produção de insulina; além de modular o estado inflamatório da doença.
Em estudo de 2014, as propriedades da canela foram observadas quando testadas em indivíduos saudáveis. A pesquisa foi realizada com 31 adultos não diabéticos, tendo sido avaliado o efeito do chá de canela por comparação dos valores obtidos de glicémia em jejum e após prova oral de tolerância à glicose (PTGO) aos 30, 60, 90 e 120 minutos, com os valores obtidos 7 dias depois, nas mesmas condições, após PTGO e ingestão de 100 mL de chá de canela. Os resultados obtidos demonstraram diminuição significativa da glicemia de 0.006 em 30 minutos para 0,0011 em 120 minutos após a ingestão da bebida, o que demonstra uma queda de 81% nos valores. Também foi verificada a presença elevada de polifenóis (562 mg/L) e proantocianidinas (528 mg/L); além de alto poder antioxidante. Ainda são necessários estudos que comprovem essa eficácia em indivíduos portadores de patologias associadas a alterações glicêmicas.
Fonte: SANTOS, E., J., Efeito da ingestão de chá de canela C. Burmannii na glicemia pós-prandial de indivíduos adultos não diabéticos. 2014, Dissertação (mestrado em nutrião clínica), Institutuo Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Portugal, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário