sexta-feira, 24 de maio de 2019

Alimentos antioxidantes


O consumo de alimentos considerados antioxidantes vem aumentando nos últimos anos devido a sua capacidade de combater radicais livres e com isso retardar o envelhecimento das células.

Deste modo, os antioxidantes têm sido objeto de pesquisa, como pode ser observado em trabalho de revisão de dados científicos sobre o consumo de licopeno e sua ação como fator antioxidante. De acordo com as informações coletadas, estudos mostram que o licopeno protege moléculas de lipídios, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra o ataque dos radicais, tendo um papel essencial na proteção de doenças. Alguns estudos apontam como prevenção, o consumo de dietas ricas em alimentos fontes de licopeno, como: tomates e seus produtos (purê, pasta, catchup), mamão, pitanga e goiaba; que aportem cerca de 35mg de licopeno ao dia.

Outro trabalho foi desenvolvido com o objetivo de determinar algumas propriedades de frutos tropicais silvestres in natura e polpas de frutos comercializados congelados. De acordo com os resultados, em ordem decrescente de capacidade antioxidante, encontra-se: acerola> manga> morango> uva> açaí> goiaba> amora> graviola> maracujá> cupuaçu> abacaxi. Os frutos de baguaçu apresentam maior atividade antioxidante que os de jambolão.

Os dados dos estudos destacam alimentos considerados antioxidantes que devem ser consumidos de forma adequada pela população, para propiciar benefícios à saúde. A pesquisa nesta área deve continuar, para que novos alimentos sejam avaliados e suas propriedades possam beneficiar a população, devendo ser consumidos com orientação nutricional, para adequar a ingestão necessária.

Fontes:
Najua Juma Ismail Esh Shami; Emília Addison Machado Moreira. Licopeno como agente antioxidante. Rev. Nutr. vol.17 no.2 Campinas Apr./June 2004.
Eugenia Marta Kuskoski; Agustín García Asuero; Maria Teresa Morales; et al. Frutos tropicais silvestres e polpas de frutas congeladas: atividade antioxidante, polifenóis e antocianinas. Cienc. Rural vol.36 no.4 Santa Maria July/Aug. 2006.



Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário