quarta-feira, 8 de maio de 2019

OBESIDADE E SONO



  O sono normal varia ao longo do desenvolvimento humano quanto à duração, distribuição de estágios e ritmo circadiano. A diminuição do tempo de sono tem se tornado comum na sociedade moderna, e a literatura atual têm encontrado importantes associações entre o prejuízo no padrão habitual do sono e a obesidade.
  A qualidade do sono é fundamental para manter o corpo saudável. Estudos mostram que o sono inadequado esta relacionado a um aumento significativo de sobrepeso e obesidade e isso acontece por diferentes mecanismos: o aumento das chances de comer, as alterações dos hormônios reguladores do apetite e  o aumento da atividade nervosa simpática, que influenciam na diminuição da taxa metabólica de repouso, favorecendo assim o ganho de peso e obesidade.
  A falta de sono diminui os níveis de leptina, hormônio que controla a saciedade e aumenta os níveis de grelina e cortisol, aumentando o apetite, comprometendo assim a eficácia das intervenções dietéticas e afetando o sucesso de um programa de perda de peso.
  Para uma melhora na qualidade do sono é recomendado exercício físico assim como uma boa alimentação.



Referência Bibliográficas
CHAPUT, J.P.; TREMBLAY, A. Adequate sleep to improve the treatment of obesity. Cmaj, v. 184, n. 18, p. 1975-76, 2018.
CHAPUT, J.P.; TREMBLAY, A. Sleeping habits predict the magnitude of fat loss in aduls exposed to moderate caloric restriction. Obesity Facts, v. 5, n. 4, p. 561-6, 2012.
THOMSON, C.A. et al. Relationship between sleep quality and quantity and weight loss in women participating in a weight-loss intervention trial. Obesity Society, v. 20, n. 7, p. 1419-25, 2012.
MULLER, M.R.; GUIMARÃES, S.S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estud. psicol. (Campinas), v. 24, n. 4, p. 519-28, 2007.

Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário