quinta-feira, 9 de maio de 2019

Suco de Beterraba para potencializar o treino


Suco de Beterraba para potencializar o treino

 Imagem relacionada
Conhecida por sua fama de saudável, a beterraba é desde sempre uma das primeiras opções no prato de quem deseja entrar em forma. Não é para todos os paladares, de sabor forte e cor marcante, mas geralmente agrada por onde passa. E agora pode te ajudar também no seu desempenho no treino.
A beterraba pode trazer benefícios para os praticantes das mais diversas modalidades esportivas: em ciclistas auxilia na utilização do oxigênio e melhora o desempenho, em desportistas reduz o custo e oxigênio e aumenta o tempo de falha durante o exercício severo, e em remadores melhora o tempo e desempenho em disputas de alta intensidade. Os estudos que levantaram esses dados procuraram os motivos de tantos benefícios e encontraram: as grandes quantidades de nitrato da beterraba melhoram as taxas de VO² máximo.
Os mecanismos pelos quais o nitrato atua sobre o desempenho ainda não são claros, mas em estudos a suplementação de nitrato inorgânico em indivíduos não treinados que realizaram ciclo ergonômico causou a redução do volume máximo de oxigênio (VO² máximo) sem alterar os valores de Lactato (geralmente presentes quando realizados durante o baixo consumo de oxigênio, causando dor), taxa de troca respiratória, ventilação pulmonar e frequência cardíaca, além de aumentar na maioria das vezes o tempo de exaustão apesar da redução do VO² máximo.
Existem também estudos que afirmam que o nitrato possui efeito significativo na função basal das mitocôndrias (organelas responsáveis pela respiração celular), assim como no consumo de oxigênio por todo o organismo durante o exercício e na diminuição da pressão sanguínea. Esse conjunto de ações resulta numa melhora do desempenho da atividade, tanto pela melhora do perfil respiratório e utilização do oxigênio quanto na diminuição da percepção de fadiga e maior utilização da energia pelo organismo.
Para aproveitar todos os benefícios deste alimento, prepare esta receita de suco e consuma durante o dia do treino:

Receita de suco de beterraba


Resultado de imagem para beterraba no exercicio
Ingredientes: 
  • 1 beterraba pequena;
  • 1 limão galego;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 ½ copos de água;
  • Pedrinhas de gelo.
Modo de preparo:
Descascar, lavar, cortar e reservar a beterraba; Descascar, lavar, cortar e retirar todas as sementes do limão; Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção das pedrinhas de gelo, e bater bem; Adicionar as pedrinhas de gelo e servir-se imediatamente. 

Importante ressaltar que o oxigênio e a luz oxidam os nutrientes dos alimentos, então deve-se consumir o suco sempre após o preparo.

Fonte: PARIZZOTI, C., S., Suplementação com suco de beterraba no exercício físico. 2013, 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em nutrição)- UFRGS, Porto Alegre, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário