sexta-feira, 3 de maio de 2019

Os benefícios da cúrcuma


Os benefícios da cúrcuma

Resultado de imagem para CURCUMA
Sabe aquele tempero amarelinho que colocamos no frango, no arroz, no porco? Ele se chama açafrão da terra ou cúrcuma (não confunda com o açafrão asiático, muito mais avermelhado e forte), e é proveniente da raiz da Curcuma Longa L. A cúrcuma é utilizada há muito tempo com finalidade medicinal, gastronômica e até mesmo em rituais religiosos. Antes de virar pó, a cúrcuma se apresenta como uma raiz parecida com o gengibre, originária da Índia e do sudeste da Ásia.
Seu aroma e picância ocorrem devido sesquiterpenos oxigenados presentes em seu óleo essencial, e sua coloração se deve aos compostos curcuminoides (principalmente a curcumina).  A cúrcuma apresenta diversos benefícios à saúde:
- Anti-inflamatório: Este efeito se deve à ação da cúrcuma sobre diversas etapas do rocesso inflamatório. Neste contexto, a curcumina inibe diferentes moléculas envolvidas na inflamação, são elas: fosfolipase A, LOX – lipoxigenases, COX-2 – cicloxigenases, leucotrienos, tromboxanos, prostaglandinas, TNF-α, MCP-1, óxido nítrico, colagenase, elastase, hialuronidase. Inibe a ativação do fator de transcrição AP-1, atuar em etapas que precedem a fosforilação do IKB-α, bloquear NF-κB, podem estar relacionadas ao efeito anti-inflamatório da Curcuma longa L.
- Combate aos radicais livres: Atua “sequestrando” espécies reativas de oxigênio em situações de estresse oxidativo celular, fato este que pode em parte interferir no processo inflamatório. a curcumina também atua na redução da peroxidação lipídica, além de aumentar a atividade de enzimas antioxidantes e a neutralização de radicais livres.
- Efeitos no Sistema Nervoso: Dentre outros efeitos, apresenta ação antidepressiva devido seu efeito inibidor da Monoamina Oxidase, enzima que degrada os neurotransmissores como serotonina, dopamina e adrenalina. Em estudos, apresentou resultados superiores ao tratamento por fluoxetina. Sendo assim, também age combatendo desordens neurológicas e neurodegenerativas como o Parkinson. Apresenta efeito neuroprotetor devido ação antioxidante nas membranas neuronais.
- Anticonvulsivante: a curcumina age sobre os receptores de Adenosina A1, promovendo melhora da memória dependente, proteção de comprometimento cognitivo, prevenção e proteção contra morte celular.
A cúrcuma pode causar alguns efeitos colaterais tais como fotosensibilidade e agravamento de problemas gástricos, e seu óleo essencial não deve ser consumido por gestantes devido seu efeito abortivo. Deve ser consumida com moderação e de preferência em sua forma natural, e pode influenciar na absorção de outros medicamentos.

Fonte: MARCHI, J. P.; TEDESCO, L.; MELO, A. da C.; FRASSON, A. C.; FRANÇA, V. F.; SATO, S. W.; LOVATO, E. C. W. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p, 189-194, set./dez. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário