terça-feira, 13 de agosto de 2019

                        Glutamina como suplemento em atletas 

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. Nutricionalmente é classificado como aminoácido não essencial,uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. A glutamina está envolvida em diferentes funções,tais como a proliferação e desenvolvimento de células,balanço acidobásico,transporte de amônia entre os tecidos,a doação de esqueletos de carbono para a gliconeogênese,participação no sistema antioxidante e outras. Por meio das técnicas da biologia molecular,estudos demostram que a glutamina também pode influenciar diversas vias de sinalização molecular,em especial a proteção de proteínas de choque térmicos (HSPs). As HSPs contribuem para a homeostasia da célula na presença de agentes estressores,tais como as especies reativas do oxigênio. Em situações de elevado catabolismo muscular,como após o exercício físico intensos e prologados,a concentração de glutamina pode se reduzir, A menor disponibilidade desse aminoácido pode diminuir a resistência de células a 
lesões,levando a processos de apoptose celular

Benefícios:  
A suplementação de glutamina durante longos exercícios cardiovasculares demostrou diminuição da amônia e com isso o aumento da performance foi notado
O consumo de 2g de glutamina diários mostrou um aumento de bicarbonato no plasma ( Diminuição na queimação muscular durante o treino,assim melhorando a performance)
A suplementação de glutamina é importante principalmente para o sistema imunológico,pois ela é utilizada em altas taxas pelas células imunes e elas não possuem enzima necessária para produzir a glutamina. Consequentemente,o sistema imunológico é dependente da glutamina sintetizada e  liberada pelo músculo esquelético.
A intensidade dos exercícios pode diminuir as taxas de glutamina liberadas pelo músculo e aumentar as taxas de captação da mesma por outros órgãos (Fígados e Rins) e tecidos,assim,diminuindo a disponibilidade da glutamina para o sistema imunológico. 
Em exercícios de alta intensidade e curta duração,estudos tem demonstrado aumento ou nenhuma alteração na glutamina circulante,portanto não há necessidade de glutamina.
No entanto,em exercícios de media e alta intensidade feitos por um tempo maior,há pesquisas mostrando a diminuição substancial da glutamina circulante no exercício, inclusive,ela continua caindo por um tempo apos o termino da atividade física. A concentração da glutamina no plasma pode ser reduzida em ate 23% após os exercícios. Essa redução da glutamina pode levar a uma insuficiência do sistema imune,o que ocasiona o aparecimento mais frequente de infecções do trato respiratório superior. A suplementação de glutamina nesse tipo de exercício,em 81% dos casos,foi efetiva na redução do aparecimento de infecções no trato respiratório superior.
Diante da capacidade da promoção do aumento da concentração plasmática da glutamina,a partir da suplementação desse aminoácido,vários estudam o possível papel da suplementação com glutamina em relação a imunocompetência,força,rendimento e sintetize do glicogênio em atletas. Um estudo observou que uma dose de 5g de glutamina,em 330ml de água,oferecido para corredores de média distancia,maratonistas,ultramaratonistas e remadores,ministrada imediatamente e após 2 horas de competição ou treinamento intenso,foi suficiente para diminuir infecções nos sete dias depois do exercício. Dentre os atletas que receberam o suplemento,apenas 19% registraram alguma infecção,enquanto que 51% dos atletas que receberam placebo mencionaram ter algum tipo de infecção durante o período estudado.
Por fim,atualmente diversos estudos sobre a suplementação da glutamina em atletas,submetidos a exercícios intensos e prolongados,têm sido realizados,visando observas os possíveis benefícios desse aminoácido no sistema imune,na performance e na resistência do glicogênio. Ainda assim existem questionamentos sobre a efetividade dessa suplementação,sendo necessária a realização de novas pesquisas para que esse tema seja mais concreto. 

Estagiaria: Beatriz Rosa

Referencia: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário