terça-feira, 27 de agosto de 2019

                                   Anemia no atleta




Os estados de ferro representam a carência mineral mais frequente no ser humano. 
Estima-se que mais de 500 milhões de indivíduos sejam portadores de anemia por deficiência do ferro,embora dados mais recentes elevem essa estimativa até 600 a 700 milhões de indivíduos. Esses estados carenciais não são exclusivos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento,já que também estão presentes,embora em menor prevalência,em países industrializados.
Na Espanha,em um estudo realizado com a população adulta da região de Cantábria,demonstrou que a prevalência de ferropenia era de 1,1% no sexo masculino e de 20,5% no sexo feminino.
No atleta,este problema adquire uma outra dimensão,já que as perdas corporais habituais se somam ás produzidas pela atividade física intensa. Dessa forma,não parece estranho que com relativa frequência os atletas,principalmente do sexo feminino,encaminham-se a serviços médicos referindo quadros de astenia,dificuldades para treinar normalmente e em ultima instancia,uma clara queda no rendimento desportivo. Algumas dessas situações são consequentes a simples estados deficitários de Ferro que comprometem de modo importante as reações metabólicas implicadas diretamente na produção de energia,enquanto em outros casos se observam quadros de franca anemia,processo que já é muito reconhecido como anemia do atleta.
A dieta é composta por dois tipos de ferro,que se distinguem quanto a sua origem e absorção. O ferro heme é derivado da hemoglobina e mioglobina encontrada em alimentos como carnes,peixes e aves,ela é considerada uma fonte de alta biodisponibilidade,já o ferro não heme possui um nível de absorção variável conforme fatores apresentados na dieta,os quais podem facilitar ou inibir a sua absorção pela mucosa intestinal. Em síntese,dependendo de tal substancia,estimuladoras ou inibidoras a absorção de ferro em uma dieta mista pode varias entre 1% e 30% em pessoas com boas reservas de ferro. Indivíduos saudáveis absorvem 5% a 10% do ferro contido em dietas,enquanto invividos com deficiência de ferro tem absorção de 10% a 20%.
A busca por um estilo de vida mais saudável vem atraindo os atletas,e isso sugere uma mudança nos hábitos alimentares,como dietas geralmente vegetarianas. Geralmente essas dietas apresentam baixa disponibilidade de ferro. Dessa forma,o ferro não heme,quando ingerido como unica fonte de ferro na dieta,exige um maior consumo ou uso de artifícios para aumentar a sua absorção e atingir as recomendações diárias do mineral.
Embora seja um metal muito abundante na natureza,o Ferro é um micronutriente que é encontrado em quantidades muito pequenas no organismo humano. O conteúdo total de Ferro em um adulto saudável representa tão somente 3 a 5 gramas da sua massa corporal total. Apesar dessa quantidade minima,estão amplamente distribuídos pelo organismo,auxiliando a formas vários compostos que podem ser divididos em em dois grandes grupos.
A) Compostos de Ferro essenciais ou funcionais.
B) Ferro de armazenamento e proteínas de transporte.
A relação entre o ferro nos atletas e seu desempenho físico,levando-se em conta que o Ferro desempenha um papel fundamental no transporte de oxigênio e na produção de energia,é necessária a manutenção de um equilíbrio nos atletas,já que os estados carenciais de Ferro podem comprometer de forma importante seu desempenho desportivo. As perdas de ferro nos atletas podem ser consequências de vários fatores,dentre eles: 
- Ingestão insuficiente de ferro
- Absorção intestinal reduzida pela própria composição da dieta
- Menstruação
- Deficiência de ferro pré latente
- Eritropoiese eficaz
- Perdas pelo suor
- Aumento da mioglobina e dos sistemas enzimáticos devido ao treinamento muscular.


Dicas para melhorar a absorção do ferro: 
- Comer frutas ricas em vitamina C,como laranja e acerola juntamente com os alimentos ricos em ferro
- Evitar consumir leites e derivados juntamente nas refeições principais,pois o cálcio diminui a absorção do ferro 

Alimentos ricos em ferro:
Origem animal - Carnes vermelhas,aves,peixes,coração e fígado
Origem vegetal - Tofu,castanhas,linhaça gergelim,couve,coentro,feijão e ervilha

Estagiaria: Beatriz Rosa












Nenhum comentário:

Postar um comentário