quarta-feira, 28 de agosto de 2019

                                 Atletas vegetarianos


O consumo de dietas vegetarianas tem sido associado a muitos benefícios á saúde,incluindo menores taxas de mortes por doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer (GIOVANNUCCI et al,1994. THOROGOOD Et Al,1994.) e baixo risco de dislipidemia,hipertensão e obesidade ( APPLEBY et al 1995). De modo similar,os benefícios múltiplos de dietas vegetarianas sobre a melhora da aptidão física e da performance têm sido analisada ao longo dos anos.  

Proteína
Geralmente as dietas vegetarianas fornecem uma menor quantidade de proteína que as dietas não vegetarianas. Embora a qualidade da proteína de dietas vegetarianas seja adequada para os adultos,as proteínas vegetais não são tão bem absorvidas como as proteínas animais. Assim,essa regulação pode ser feita aumentando-se 10% a quantidade proteica consumida.
Portanto,a adequada ingestão calórica é um importante fator para se suprir as necessidades diárias de proteínas em atletas
Vitaminas e minerais
A absorção de alguns nutrientes pode ser potencialmente inibida em dietas vegetarianas pela presença de dois antinutrientes: Fitato e Tanino. Mas os alimentos vegetais também contêm substancias que aumentam a absorção dietética do ferro,como a Vitamina C e o ácido cítrico que são encontrados em frutas e vegetais.
Atletas vegetarianos podem desenvolver deficiências pela baixa ingestão de vitaminas B12 e D,Riboflavina,ferro,cálcio e zinco,já que boas fontes destes nutrientes são encontrados em alimentos de origem animal. A deficiência da vitamina B12 nos vegetarianos foi acompanhado pelo aumento da suscetibilidade de algumas infecções. Como a necessidade de vitamina B12 é pequena e ela é tanto armazenada quando reciclada no corpo,os sintomas da deficiência podem demorar para aparecer. A absorção de vitamina B12 torna-se menos eficiente conforme o corpo envelhece,e assim,os suplementos podem ser aconselhados para todos os vegetarianos.

Existem muitos vegetarianos famosos e bem sucedidos nos seus desportos,que provam a boa relação com a dieta vegetariana. Foi o caso de Carl Lewis,um dos maiores sprinters mundiais,que tem uma alimentação vegana. A lista é enorme,incluindo tenistas,culturistas,nadadores,corredores,jogadores de basquete, entre outros.
Para os que seguem essa dieta e praticam atividade física,é necessário dar atenção especial á ingestão de proteínas,com varias opções disponíveis. 
Um corredor,por exemplo,pode planear a sua alimentação tendo por base os exercícios. O que deve ser comido antes,logo depois e algum tempo após a atividade física. Esse planejamento é bom para evitar perdas de nutrientes e manter o corpo com energia.

A posição da American Dietetic Association (ADA) é que as dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis,adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios a saúde na prevenção e tratamento de doenças. 
Dietas vegetarianas podem atender á necessidade de atletas competitivos. As dietas vegetarianas que atendem ás necessidades energéticas e incluem boas fontes proteicas (por exemplo,alimentos á base de soja e feijões) podem fornecer quantidade adequada de proteína,incluindo uso de suplementos especiais e vitaminas. 


Referencias:
1. POSITION OF THE AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION: VEGETARIAN DIETS. J Am Diet Assoc,. 97:1317-1321, 1997.
2. APPLEBY, PN et al. Journal of Human Nutrition diet, 8:305-314, 1995.





Nenhum comentário:

Postar um comentário