quarta-feira, 18 de setembro de 2019

    Importância dos lipídeos na dieta

                                             

                                             
O organismo necessita de diferentes tipos de nutrientes para funcionar bem. Alguns destes nutrientes fazem bem á saúde,outros devem ser evitados ou terem o seu consumo reduzido,ou então devem ser consumidos na quantidade certa e sem exageros. Isso é o que ocorre com os lipídeos ou gorduras,que exercem função energética e ainda fornecem ácidos graxos,substancias importantes para o organismo. 
Dependendo dos grupos aos quais pertentem os lipídeos possuem diversas funções. Eles são importantes na formação de hormônios e fazem parte da constituição de membranas celulares,na transmissão de impulsos nervosos,exercem papel importante no sistema imunológico e na preservação do calor,pois agem como isolantes térmicos no corpo. 
Eles também auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K)
Os lipídeos são encontrados em alimentos de origem vegetal e animal. No entanto,os de origem vegetal fazem bem á saúde e,por isso,dentro de uma dieta saudável e equilibrada,devem ser os preferidos. 
Fazem parte dessa lista:
- Soja
- Margarina
- Óleos
- Azeite de oliva
- Amendoim
- Amêndoas
- Castanha do caju
- Abacate
- Coco

     Já os alimentos de origem animal devem ser evitados,pois são ricos em colesterol.

Fazem parte dessa lista:
- Manteiga
- Creme de leite
- Bacon
- Banha
Apesar da enorme quantidade de energia acumulada nas gorduras,a velocidade com que estas são oxidadas para a produção de energia,principalmente em exercícios intensos de curta duração,é relativamente menor do que a dos carboidratos. Por isso,quando o organismo necessita de maior quantidade de energia por unidade de tempo,utiliza os carboidratos. Já nos exercícios de resistência (como corrida ou ciclismo) conforme diminui a intensidade do esforço,os lipídeos passam a ser responsáveis pela maior produção de energia. Cada grama de lipídeo fornece nove calorias,enquanto cada grama de proteínas e de carboidratos fornece quatro calorias. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário