segunda-feira, 28 de outubro de 2019

⧫ ORTOREXIA NERVOSA ⧫

Um hábito de alimentação saudável que se torna doença.  


Transtornos Alimentares (TA) são caracterizados por padrões desviantes de comportamento e alimentares que afetam negativamente a saúde física e mental do individuo. Hoje, em questão, abordaremos um pouco sobre a Ortorexia Nervosa, que embora ainda não tenha sido oficialmente reconhecida como TA, vem preocupando profissionais da área da saúde pelos padrões e hábitos incomuns dos pacientes. 


Ortorexia é caracterizada por uma fixação e comportamento obsessivo por alimentação saudável. 
A pessoa ortoréxica tem como preocupação principal a qualidade da alimentação. É uma busca obsessiva pela alimentação certa, pura e saudável. 

Qualquer alimento considerado como impuro ou não saudável é excluído da dieta. Essa ação, na maioria das vezes, é decorrente de pesquisas e referencias cientificas comprovadas, porém, que são distorcidas e entendidas de forma extremamente exagerada. 
No caso em questão a imagem do indivíduo não é um problema, o que há é uma preocupação constante com a origem, a qualidade e o modo de preparo dos alimentos.



Pessoas com esse comportamento tendem a evitar corantes, gorduras trans, açúcar, sal,  conservantes, alimentos com agrotóxicos e transgênicos. Em alguns casos a pessoa até mesmo  remove por conta própria e sem necessidade fisiológica, o glúten, laticínios, e alguns tipos de carne da dieta, causando um  desequilíbrio no organismo.
Há uma grande 
preocupação também com a forma de preparo dos alimentos e o tipo dos utensílios utilizados. 

Os ortorexicos passam a maior parte do seu tempo pensando, escolhendo e preparando uma alimentação saudável e, consequentemente, têm seu convívio social  afetado por conta de sua alimentação diferenciada, levando sempre consigo "kits sobrevivência" com uma refeição e passam  a julgar como não saudáveis pessoas que não aderem a sua ideia de alimentação pura, dando "pitacos" nos seus pratos na tentativa constante de mudar a alimentação dela. 



*Fique atento aos seus hábitos e das pessoas que o cercam e observe se podem indicar o inicio de ortorexia ou de algum outro TA e, se for o caso, procure um médico. 




Referencias:
Martins MCT, Alvarenga MS, Vargas SVA, Sato KSCJ, Scagliusi FB. Ortorexia nervosa: reflexões sobre um novo conceito. Rev. Nutr., Campinas, 24(2):345-357, mar/abr 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v24n2/a15v24n2.pdf

Universidade Federal de Santa Catarina- Cotidiano [homepage na internet]. Quando ser saudável se torna uma obsessão? [acesso em 29 Jan 2018]. Disponível em: http://cotidiano.sites.ufsc.br/quando-ser-saudavel-se-torna-uma-obsessao/

(Estagiária Ivinis Audry Missiato Costa)




Nenhum comentário:

Postar um comentário