quarta-feira, 9 de outubro de 2019


Suplementos não substituem Alimentos

O papel da nutrição na atividade física é indiscutível, sobretudo quanto aos benefícios à saúde e melhor desempenho. No entanto está cada vez mais comum o consumo de suplementos em substituição a uma alimentação adequada, por ser de fácil acesso a comercialização de suplementos alimentares ou recursos ergogênicos* nutricionais. Entretanto, os consumidores desses produtos muitas vezes não têm informação sobre a forma correta de utilização, o que contribui para o uso indiscriminado e inadequado.
O consumo de suplementos nutricionais é bastante frequente sendo que a ingestão desses recursos é realizada antes, durante e após os treinos. Os suplementos proteicos normalmente são os mais consumidos pelos praticantes de Musculação com o objetivo principal de melhorar o treinamento e aumentar a força.
A ingestão de alimentos antes e após os treinos também é frequente, sendo os alimentos fontes de carboidratos e proteína os mais consumidos. A alimentação adequada antes e após os treinos é de grande importância para a saúde dos indivíduos e a consecução dos objetivos propostos.
Os suplementos alimentares constituem recursos ergogênicos nutricionais destinados a complementar o conteúdo de energia, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras da dieta, dependendo das necessidades individuais. Ressalta-se que os suplementos só devem ser utilizados para auxiliar no atendimento às necessidades nutricionais, nos casos em que o indivíduo tem uma necessidade energética ou de nutrientes elevada, sobretudo decorrente do treinamento físico, ou da necessidade de melhora da performance.
Vale ressaltar a necessidade de mais estudos para investigar o consumo de alimentos e de suplementos, a fim de se estabelecer estratégias adequadas e minimizar o consumo excessivo e indiscriminado de suplementos.

*Ergogênicos = Substância ou artifício que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga, visando à melhora da performance.
Referências utilizadas: CONSUMO ALIMENTAR E DE SUPLEMENTOS NO PRÉ E PÓS-TREINO EM HOMENS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM GOIÂNIA, GOIÁS.

Estagiária Tatiane Pierri Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário