terça-feira, 8 de outubro de 2019

 Relação do Álcool com os Esportes


O álcool é consumido pelo ser humano tanto em forma de medicamento como na de combate à angústia, à depressão e às preocupações do dia-a-dia. Além disso, por mais que se diga o contrário, os indivíduos sempre procuraram substâncias estimuladoras ou depressoras do sistema nervoso central, encontrando no álcool um grande aliado.
Atualmente, o álcool é a droga mais consumida no mundo, sendo ingerida em eventos sociais, inclusive esportivos, conseqüentemente por atletas
O American College of Sports Medicine (ACSM) afirma que a ingestão aguda de álcool nos esportes pode exercer efeito prejudicial em grande variedade de habilidades psicomotoras como no tempo de reação, equilíbrio, estabilidade, precisão e coordenação complexa.
O mesmo relatório também estabelece que a ingestão aguda de álcool não necessariamente influencia as funções metabólicas ou fisiológicas essenciais para as performances físicas, como o metabolismo energético, consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), batimentos cardíacos, rendimento cardíaco, fluxo sangüíneo muscular, diferença de oxigenação arteriovenosa ou respiração. E mais, o consumo de álcool pode prejudicar a regulação da temperatura corporal durante o exercício prolongado em ambientes frios, podendo também diminuir força, resistência muscular, velocidade e resistência cardiovascular. Essas reações variam não só de indivíduo para indivíduo, mas também de acordo com as circunstâncias em que a bebida é ingerida.

 Referências utilizadas: O CONSUMO DE ÁLCOOL E O ESPORTE: UMA VISÃO GERAL EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2004. Disponível em:
<http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1317/1011>



Estagiária Tatiane Pierri Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário