terça-feira, 5 de novembro de 2019


Chás Antioxidantes


A obesidade tem sido considerada a epidemia do século XXI, prevendo atingir 50% da população em 2025, se não houver prevenção.  É uma doença caracterizada pela quantidade de gordura corporal acumulada, capaz de prejudicar a saúde, sendo fator de risco para outras doenças como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, alguns cânceres e doença da vesícula biliar.

Uma ferramenta recentemente utilizada para o controle do peso é o chá verde, considerado um alimento funcional; é a segunda bebida mais consumida no mundo. Evidências mostram seu efeito termogênico com aumento do gasto energético e promoção da oxidação de gorduras. O consumo de chá verde se mostrou efetivo na diminuição de massa corporal, especialmente na forma de gordura, porém o consumo do chá aliado à prática de exercício se mostra mais eficaz para a redução de peso.

Os antioxidantes impedem a oxidação de outras substâncias químicas. São agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões celulares causadas pelos radicais livres e assim previnem o organismo quanto ao surgimento dessas várias patologias, como o câncer, diabetes, envelhecimento precoce, catara, aterosclerose, doenças neurológicas e inclusive a obesidade.

O interesse pela descoberta de antioxidantes novos e seguros de fontes naturais tem aumentado cada vez mais, principalmente para prevenir o dano oxidativo às células vivas, e uma dessas fontes pode ser encontrada nos chás, mas não só no chá Verde, mas também em chás de Maçã com Canela, Boldo do Chile, Carqueja, Hortelã e Camomila.







Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário