quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Dieta DASH.


Criada na década de 90 por cientista norte americano com objetivo de diminuir a pressão arterial em pacientes hipertensos.  

A dieta DASH  ajuda a controlar e a diminuir a pressão arterial, além de reduzir o colesterol ruim, LDL. Rica em Frutas, legumes, vegetais e cálcio, além de diminuir o consumo de gorduras saturadas e sódio, é usada não só para doenças cardiovasculares, mas, também, para diversos outros problemas de saúde. É restrito o consumo de açucares e gorduras.
Há uma perda de peso decorrente dos hábitos alimentares adquiridos na dieta , juntamente com a prática de atividade física.

São alimentos base da dieta: frutas, legumes e verduras, grãos integrais, leite e derivados, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, etc) e carnes magras. 

Dieta DASH x Dieta Mediterrânea

A Dieta Dash e a Dieta do Mediterrâneo são igualmente eficazes na prevenção e tratamento de várias doenças, além das cardiovasculares. 
A diferença entre elas é que a dieta Dash é caracterizada pelo consumo reduzido de gorduras em geral, com foco na saturada, enquanto na Dieta Mediterrânea, o consumo de gordura, principalmente monoinsaturada, é priorizado. (principalmente azeite de oliva).
.
.
.
Lembrando que a dieta DASH foi criada e é usada principalmente para hipertensos, visando a melhora do quadro e não a perda de peso em si, e que pessoas sem essa patologia podem necessitar de outras recomendações nutricionais.  

Referencial utilizado:
SBH- Sociedade Brasileira de Hipertensão: 10 aspectos relevantes da dieta Dash. Disponível em <http://www.sbh.org.br/arquivos/artigos/10-aspectos-relevantes-da-dieta-dash>

Dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension): Reflexões sobre adesão e possíveis impactos para a saúde coletiva. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/dieta-dash-dietary-approach-to-stop-hypertension-reflexoes-sobre-adesao-e-possiveis-impactos-para-a-saude-coletiva/16925?id=16925>

Postado por estagiária Ivinis Audry Missiato Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário