quarta-feira, 6 de novembro de 2019


Você sabia?




O tomate tipo italiano destaca-se pelo ótimo sabor, pela polpa espessa é encontrado o pigmento licopeno, que pertence ao subgrupo dos carotenóides não oxigenados.  Devido a sua estrutura química, o licopeno destaca-se como um dos melhores supressores biológicos de radicais livres, especialmente aqueles derivados do oxigênio.

O licopeno é um potente seqüestrador do oxigênio singlet (uma forma reativa de oxigênio, o pior radical livre causador de câncer), tudo indica que tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas, comparativamente mais potente que a maior parte dos outros carotenóides plasmáticos. Sendo duas vezes mais potente que o β-caroteno para neutralizar a ação do oxigênio singlet.

A fruta crua apresenta, em média, 30mg/kg de licopeno; o suco de tomate, cerca de 150mg/L e o ketchup, em média, 100mg/kg do produto. A composição do tomate sofre mudanças durante a maturação. Os tomates ainda contêm baixa caloria e gordura, possuem basicamente água, açúcar (glicose e frutose), ácidos (ácido acético, ácido lático e ácido málico), vitamina C e pró-vitamina A (β-caroteno) e, também, traços de potássio, fósforo e ferro.


E você, o que está esperando para incluir o tomate italiano na sua dieta?







Estagiária Tatiane Pierri Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário