sexta-feira, 8 de novembro de 2019

 ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS.

Entenda a diferença entre eles e aprenda a fazer uma escolha mais saudável.


Com o decorrer do tempo e as mudanças ocorridas no cotidiano da humanidade, houve-se a necessidade de começar a estocar alimentos. Técnicas cada vez mais avançadas foram criadas e ainda hoje são inovadas, a fim de facilitar a rotina corrida da população.
Esses avanços tecnológicos na área de engenharia alimentar, foram abrindo espaço para criação de novos alimentos e até mesmo novos sabores. A grande maioria dos alimentos que consumimos atualmente passam por algum tipo de processamento até chegarem em nossas casas. 

Vamos conhecer essas definições de alimentos, lembrando que elas se dão pelo grau de processamento sofrido pelo alimento. 

 Segundo o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA- MINISTÉRIO DA SAÚDE:

In- natura: São obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixarem a natureza.

Minimamente processados: Esses correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento ou processos similares que não envolvam adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

➤ Alimentos in natura tendem a se deteriorar muito rapidamente e esta é a principal razão para que sejam minimamente processados antes de sua aquisição. Processos mínimos aumentam a duração dos alimentos in natura, preservando-os e tornando-os apropriados para armazenamento. E podem também abreviar as etapas da preparação (limpeza e remoção de partes não comestíveis) ou facilitar a sua digestão ou torná-los mais agradáveis ao paladar (moagem, fermentação)


Processados: Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal, de açúcar ou de outra substância de uso culinário a alimentos in natura ou minimamente processado para torná-los duráveis e/ou mais agradáveis ao paladar. As técnicas de processamento desses produtos se assemelham a técnicas culinárias, podendo incluir cozimento, secagem, fermentação, acondicionamento dos alimentos em latas ou vidros e uso de métodos de preservação como salga, salmoura, cura e defumação.

Ultraprocessados: A fabricação de alimentos ultraprocessados, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial. 

São formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes). Técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem, e pré-processamento por fritura ou cozimento.É um alimento nutricionalmente desbalanceado, considerando sua composição.


Fonte: Guia Alimentar Para a População Brasileira. Infografia: Gazeta do Povo.


Em resumo... 
"Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação."
"Alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. "





Referencial utilizado: 

Guia Alimentar para população brasileira. Ministério da Saúde. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf




Postado por estagiária Ivinis Audry Missiato Costa. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário