quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Efeitos da desidratação em atletas de wrestling com alto rendimento.



Para se enquadrarem na categoria de peso, a maioria dos atletas não perdem peso de forma saudável, com uma dieta específica e exercícios aeróbios. Eles preferem dias antes da competição desidratar para perder esse peso extra. 

Existe para essa situação o efeito “ sanfona”, usados pelos atletas onde eles apresentam uma rápida perda de peso antes da pesagem e competição e depois da luta voltam ao seu peso de costume. O efeito sanfona têm como alguns malefícios para saúde como:

Desidratar antes da competição afeta o desempenho.

Torna-se difícil ré hidratar após a competição.

Não è aconselhável indicar a desidratação como forma de perder peso.


A perda da água sempre acompanha à perda de minerais também, por exemplo, há uma perda de 1g de Sódio por litro de suor.

Náuseas, fraquezas e tonturas fazem parte dos efeitos colaterais da desidratação de maneira errada. Depois da grande perda de suor é necessário que haja uma ingestão rica em Potássio e Magnésio para evitar caimbras musculares... consequentemente com essas variações de perda, o volume sanguíneo e nível de potássio vão abaixando junto.


Em nenhuma situação è relevante utilizar a desidratação para perder peso para uma competição, somente è aceitável essa desidratação se a mesma for orientada por um profissional e não ultrapassar 2% do peso corporal todo. 

Importante para os atletas manterem seu peso de luta dentro do possível, para que não haja a necessidade de desidratar e prejudicar o organismo. 

Diuréticos são prejudiciais pois não apresentam um controle de quanto de água iremos perder.

Sempre lembrar das reposições dos eletrólitos com água para que a performance não abaixe ou não gere nenhuma fraqueza.


Estagiário: IAN KOICHI KONDO AGUILAR

Fonte: Escosteguy Neto, João Carlos. 22-Out-2019. (0). Desidratação e hidratação aplicados ao controle de peso em atletas de wrestling alto nível. Curitiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário