terça-feira, 21 de março de 2023

Curiosidade sobre Creatina

 


a creatina é um composto por 3 aminoácidos (glicina, metionina e arginina), é produzido pelo organismo, mais tem sido relatado como um dos suplementos dietéticos esportivos mais comumente usados. 

Funções – fornece energia para o músculo. Favorece o desenvolvimento das fibras musculares. Contribui com o ganho de massa muscular. Melhora no desempenho físico e da recuperação muscular e Diminuição de risco de lesões.

Alta intensidade e Curta duração: a creatina apresenta maior eficácia em atividades esportivas de alta intensidade e curta duração principalmente nos exercícios que envolver força e explosão, uma vez que ela participar de um sistema de fornecimento de energia rápida e imediata. Alguns exemplos de atividades são: crossfit, musculação, luta, esporte de alto rendimento e sprints em corridas. 


Qual a quantidades e em qual horário: existem diferentes estratégias de consumo, que pode variar de acordo com a intensidade do treino ou peso corporal da pessoa, por exemplo, não há regras sobre o melhor momento pra consumir a creatina, uma vez que os benefícios do suplemento são obtidos por meio da regularidade.  

Creatina presente nos alimentos: está presente em fontes alimentares animais, como: salmão, carne bovina, frango, carnes de porco, atum e ovo. Por esse motivo o uso da suplementação em praticantes esportivos vegetarianos também pode ser bastante benéfico.   

Escrito por estagiária: Yngrid Lima 

referência - livro: suplementação de creatina: efeitos ergogênicos, terapêuticos e adversos – 1°edição, 2014, Bruno Gualano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário