segunda-feira, 17 de abril de 2023

Glutamina e atividade física

 

A glutamina é o aminoácido livre, porém rico no plasma é identificado relativamente altas concentrações em alguns tecidos corporais humanos . A glutamina é um aminoácido muito importante para várias funções homeostáticas e para o funcionamento normal de um número de tecidos corporais, com ênfase para o sistema inume e intestino. Toda via, durante diversos estados catabólicos englobando  infecções, cirurgias, trauma, acidose e exercícios exaustivos a homeostase de glutamina é colocada em situação de estresse, e as reservas de glutamina, Esta revisão se apresenta no papel da suplementação com glutamina antes, durante e após o exercício mais longo e intenso com o intuito de discutir seu potencial papel na prevenção da diminuição da concentração plasmática e tecidual após o exercício. Também podemos abordar sobre a relação de sua suplementação e com a hipótese atuação sobre a ressíntese de glicogênio e rendimento de atletas de alto nível.

A suplementação de glutamina é uma estratégia aplicada em situações onde há intenso catabolismo, tal como em exercícios prolongados e intensos.
Exercícios prolongados trás elevação do metabolismo dos aminoácidos, onde contribuem significativamente para a síntese de amônia, e  pode ser liberada no plasma, na forma livre, ou ser aplicada na síntese dos aminoácidos alanina e glutamina, que são seus carreadores para os rins e para o fígado.
O estresse induzido pelo exercício parece ser o fator de falta do equilibro sistêmico entre a síntese/liberação e a captação/utilização da glutamina. O treinamento em grande quantidade provoca alterações em parâmetros bioquímicos26, diminuindo a atividade da enzima glutamina sintetase, conseqüentemente afetando a sua disponibilidade no organismo
A alimentação junto ao exercício agudo ou treinamento apresenta a capacidade de elevar as concentrações plasmáticas de glutamina, conforme com a quantidade de cada macronutriente ingerido antes da realização da atividade física.
Algumas alternativas de suplementação com glutamina aplicada antes, durante e após a atividade têm sido estudadas, observando a reversão da diminuição da concentração plasmática e tecidual deste aminoácido, que acontece após o exercício intenso e prolongado10,28. De acordo com CASTELL et al7 , a ingestão oral de L-glutamina dissolvida em água na dose de 0,1g/kg de massa corporal, ou uma dose única de 5g, aumentou em 100% a concentração de glutamina no plasma 30 minutos após a ingestão, sendo que a glutaminemia voltou aos valores basais duas horas após a suplementação.
Atualmente vários estudos sobre o efeito da suplementação de glutamina em atletas, submetidos a exercícios intensos e prolongados, têm sido realizados, visando observar os possíveis benefícios deste aminoácido no sistema imune, na performance e na ressíntese do glicogênio. Ainda assim existem questionamentos sobre a efetividade desta suplementação, sendo necessária a realização de novas pesquisas para que este tema seja devidamente esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário