terça-feira, 2 de maio de 2023

Glutamina x Imunidade x Atividade Fisica

  

 

 


                                                                 Glutamina

 

A glutamina é o aminoácido mais abundante no músculo esquelético e sua utilização é essencial para diversas células do organismo. Devido suas concentrações plasmática e tecidual estarem diminuídas após exercício prolongado, sugere-se que a suplementação com glutamina traga benefícios à prática de exercícios.É de fundamental importância que atletas tenham uma alimentação adequada, com fornecimento suficiente de nutrientes para a manutenção, reparo e crescimento dos tecidos, e para o bom desempenho e saúde geral (Hellbrugge e Ornellas, 2010; Daniel e Cavaglieri, 2005).

 

No entanto, apesar de ser produzida em grandes quantidades naturalmente, quando o corpo passa por condições hipercatabólicas - após treinos intensos ou dietas restritas, a síntese do aminoácido não é suficiente para suprir a demanda do organismo. Nesse caso, podem ocorrer problemas como lentidão na produção endógena e enfraquecimento do sistema imunológico.

 

Por isso, a suplementação de glutamina torna-se uma alternativa para aprimorar funções metabólicas e garantir o aporte nutricional. Saiba mais sobre o que é glutamina, para que serve e benefícios.

 A Glutamina é um aminoácido com uma extensa lista de benefícios para o corpo. Ela atua, por exemplo, como coadjuvante na manutenção da imunidade e da regulação intestinal.

 A glutamina, quando suplementada, é absorvida em maior parte pelo intestino delgado. Tendo isso em vista, o aminoácido passa a ser primordial para a manutenção da saúde intestinal e pode ser usado como preferência à glicose como fonte energética.

 A glutamina garante substratos necessários para a proliferação das células intestinais, assegura a absorção de outros nutrientes, previne estragos no intestino e normaliza a permeabilidade e as condições normais do órgão. Outra função de extrema importância da glutamina é o seu papel como combustível para as células imunitárias.

 Ou seja, o aminoácido é indispensável para a defesa do organismo contra doenças e infecções. Em casos de cirurgias, órgãos e tecidos podem precisar de uma dose extra de glutamina. Para os praticantes de atividades físicas, o suplemento auxilia na recuperação rápida do músculo, colabora para o ganho de massa muscular e perda de gordura, reduz o estresse oxidativo e diminui o risco de lesões


https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12622

https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9739

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5296042


Escritos pelo estagiários : Erick Henare Campion e Elis de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário