terça-feira, 5 de março de 2024

Fazendo mercado: como escolher o melhor produto para sua dieta?

Para que possamos iniciar um processo de emagrecimento, hipertrofia ou até mesmo uma melhora de hábitos alimentares, falamos sobre a mudança nas escolhas alimentares: fazer da base da sua alimentação os produtos in natura (frutas, legumes e verduras), reduzir alimentos ultraprocessados (salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas, energéticos, entre outros), ter uma ingestão de água adequada e outros. 

Em outubro de 2020, visando facilitar as escolhas da população brasileira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou as novas normas de rotulagem nutricional. 

Dentre elas, uma das mudanças mais importantes foi a aparição de uma lupa na frente do produto. Essa lupa irá indicar quando o produto tiver algum nutriente em excesso: 


Para auxiliar o consumidor na comparação entre dois alimentos, agora é obrigatória também que todas as tabelas possuam a declaração para 100g daquele alimento e, se o fabricante quiser, ao lado, a porção recomendada. 


Dessa forma, os consumidores terão maior facilidade para compreensão das tabelas e poder de escolha ao comprar algum alimento. 

Além dessas mudanças, podemos citar a importância da lista de ingredientes também, que é feita em ordem decrescente, para que o consumidor possa verificar também quais estão em maior quantidade naquele produto. 



Consulte o rótulo sempre e em caso de dúvidas, procure um profissional habilitado para te ajudar nesse processo. 


Referências: 

BRASIL. RDC 429, de 8 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Diário Oficial da União, n° 195. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário