terça-feira, 10 de setembro de 2024

A conservação dos alimentos

 


Resfriamento ou congelamento

Resfriar: guardar na geladeira

Congelar: guardar no congelador ou no freezer

Indicação: conservar os alimentos por mais tempo devido a baixa temperatura. Os produtos congelados precisam ser conservados em temperaturas de -18°C, para evitar o desenvolvimento de microrganismos e o processo de deterioração. 

IMPORTANTE: as carnes devem ser separadas em pequenas quantidades antes de serem congeladas. Carnes, aves, pescados e hortaliças não devem ser congelados novamente se já tiverem sido descongelados.

Fervura

Indicação: elimina os microrganismos contidos no alimento que foi fervido.

IMPORTANTE: alimentos cozidos duram mais tempo que os crus.

Guarde os laticínios na prateleira mais alta da geladeira 

A maioria dos refrigeradores possui a prateleira de cima com a temperatura mais constante. Por isso, o ideal é que você armazene neste local os laticínios (queijos, leite, requeijão, manteiga e etc) porque são alimentos mais prováveis a estragar se não forem mantidos na temperatura correta.

😉 Lave as hortaliças muito bem antes de colocá-las na geladeira .

😉 Mantenha todos os alimentos embalados para evitar ressecamentos, murchamento e contaminação.

😉 Alimentos perecíveis, incluindo também os que não necessitam de refrigeração, precisam, depois de abertos, ser acondicionados em potes plásticos ou vidro, com tampas.

Os alimentos não devem ser mantidos em suas latas originais após abertos. Folhas e verduras, depois de limpas e higienizadas devem ser acondicionadas na parte inferior da geladeira, dentro das gavetas, onde a temperatura é mais adequada. As folhas devem ser secas e guardadas em recipientes fechados. Já as frutas, devem ser higienizadas imediatamente antes de serem consumidas pois quando as frutas são lavadas e higienizadas, elas perdem a proteção natural da casca.

Estagiária: Giovanna Tritapepe Cerutti 

Referencias: https://acsa.revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/249 (Tecnologia de embalagens e conservação de alimentos quanto aos aspectos físico, químico e microbiológico)





Nenhum comentário:

Postar um comentário